Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da acao do methotrexate nas culturas de celulas de implante de endometriose e de endometrio de mulheres com e sem endometriose.

Processo: 09/53027-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Hélio Sato
Beneficiário:Hélio Sato
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Endometriose 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Endometriose | Methotrexate

Resumo

A endometriose é caracterizada pela presença de glândula e/ou estroma endometrial em localização extra-uterina. As medicações para o tratamento de endometriose como análogos de GnRH e os progestágenos ainda deixam a desejar tendo visto que tem apenas aptidão coadjuvante na endometriose profunda e a porcentagem de recidiva após cinco de tratamento oscila em torno de 50%. Neste contexto, há demanda de novas alternativas e assim destaca-se que, até o presente, pouco se conheceu acerca da ação e da eficácia das drogas antineoplásicas na endometriose. Legitima-se esta possibilidade ao considerar as semelhanças entre a endometriose e a neoplasia, ou seja, a maior atividade proliferativa e o menor índice de apoptose entre outras. Entre as drogas antineoplásicas, o methotrexate seria a alternativa mais indicada dado sua ação na neoplasia do endométrio, menores efeitos colaterais em relação às outras drogas e por esta característica, o methotrexate, também, tem sido utilizado no tratamento de outras afecções não-neoplásicas como a psoríase, artrite reumatóide, doença de Crohn e gravidez ectópica. Desse modo, cumpre analisar criteriosamente as vantagens do uso do methotrexate na endometriose. E, para este fim a cultura primária seria o método de estudo mais adequado dado sua concernente inocuidade, sua proximidade com o ambiente in vivo assim como a bem estabelecida técnica adotada por nossa equipe endossam esta afirmativa. Havendo estas circunstâncias, propõe-se avaliar a ação do methotrexate nas culturas de células de implante de endometriose e de endométrio de mulheres com e sem endometriose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)