Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do papel do glucagon, leptina e ghrelina na fisiopatologia da cetoacidose diabética em crianças e adolescentes.

Processo: 08/08300-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Durval Damiani
Beneficiário:Durval Damiani
Instituição Sede: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glucagon  Leptina  Cetoacidose diabética  Endocrinologia pediátrica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cetoacidose diabética | ghrelina | glucagon | Leptina | Endocrinologia Pediátrica

Resumo

A cetoacidose diabética (CAD) é um distúrbio metabólico agudo grave, determinada por insulinopenia intensa, e catabolismo, onde hiperglicemia, lipólise, cetose, acidose metabólica e aumento de hormônios contrarreguladores da insulina estão presentes, propiciando uma situação ímpar para o estudo da regulação da secreção da leptina, ghrelina e glucagon no metabolismo da glicose, que é ainda assunto controverso na literatura atual. Este estudo tem por objetivo avaliar o papel do glucagon, leptina e ghrelina na fisiopatologia da CAD, em 30 pacientes no momento do diagnóstico desta complicação e durante os três primeiros dias de tratamento com análogo de insulina de ação ultra-rápida de uso subcutâneo, comparado com 30 pacientes diabéticos compensados em seguimento regular no ambulatório de diabetes de nosso serviço. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)