Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao de sistemas de fechamento de embalagens para produtos farmaceuticos.

Processo: 07/54492-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2010
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Sandra Balan Mendoza Jaime
Beneficiário:Sandra Balan Mendoza Jaime
Instituição Sede: Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Torque  Embalagens  Integridade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Barreira A Umidade | Condicao De Estocagem | Embalagem | Integridade | Produto Farmaceutico | Torque

Resumo

As embalagens para produtos farmacêuticos desempenham uma função cada vez mais importante e complexa, constituindo-se na principal barreira eficaz para proteção do conteúdo contra agentes externos. Dependendo do tipo, o medicamento pode ser sensível aos agentes externos como luz, calor, umidade, oxigênio, microrganismos, e uma embalagem inadequada pode levar à alterações do seu princípio ativo e, conseqüentemente, levar à perda de sua eficácia com relação à cura. Atualmente neste mercado podem ser encontradas embalagens de vidro e plásticas contendo sistemas de fechamento com tampa plástica rosqueável. Ambos os tipos de embalagens possuem exigências quanto à integridade e barreira do sistema de fechamento, visando atender às características de preservação do produto. Entretanto, a compatibilidade dimensional, as alterações no torque de aplicação do sistema de fechamento e o tipo de material podem levar a um comprometimento da integridade e da barreira à umidade do sistema de embalagem (ganho ou perda de peso), inclusive durante a fase de transporte e distribuição do medicamento. Assim, o presente estudo visa a avaliação dos principais fatores que podem levar à perda de integridade e da barreira à umidade do sistema de embalagem de vidro e plástica, associados às alterações dimensionais, torque de aplicação de tampas plásticas rosqueáveis e tipo de material, cujas informações serão de grande utilidade para a escolha e a seleção prévia da embalagem/material em função dos requisitos de proteção do produto, anteriormente aos estudos de estabilidade do medicamento, exigidos pela legislação nacional em vigor. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JAIME, SANDRA B. M.; ALVES, ROSA M. V.; BOCOLI, PAULA F. J.. Moisture and oxygen barrier properties of glass, PET and HDPE bottles for pharmaceutical products. JOURNAL OF DRUG DELIVERY SCIENCE AND TECHNOLOGY, v. 71, p. 9-pg., . (07/54492-0)