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A mediação como tarefa do professor: investigando as concepções de mediação e as práticas de docentes do ensino fundamental e médio

Processo: 09/54874-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2010
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
Beneficiário:Maria Guiomar Carneiro Tommasiello
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas. Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Métodos de ensino  Ensino fundamental  Ensino médio 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Analise Microgenetica | Ciencias Da Natureza | Ensino Fundamental | Ensino Medio | Mediacao

Resumo

No PISA 2006 (Programme for International Student Assessment) 69% os alunos brasileiros ficaram abaixo do nível de proficiência mínimo indicado para ser considerado apto para viver na sociedade moderna. Mesmo sendo uma questão complexa, parte do problema é advinda das práticas pedagógicas que ocorrem em sala de aula. Este projeto trata do conceito de "mediação" que é o interrelacionamento entre o professor, os alunos e o que se pretende ensinar, através da linguagem, da ação e dos diversos recursos didáticos disponíveis. Em sua primeira fase, tem o objetivo de conhecer os diferentes sentidos que a palavra mediação assume no cotidiano de professores de Ciências da Natureza do Município de Piracicaba e região para, na próxima etapa, investigar o que os professores planejam para suas aulas, como as planejam, como as ministram, o que dão como tarefas aos alunos e o que os alunos efetivamente fazem. A pesquisa, de natureza qualitativa, etnográfica, fará uso de questionários e entrevistas a professores de Ciências da Natureza da rede pública de Piracicaba e região. Na segunda etapa do desenvolvimento da pesquisa, os professores terão suas aulas filmadas e gravadas. As concepções serão categorizadas e analisadas e alguns dos episódios de sala de aula serão investigados com base nos pressupostos da abordagem histórico-cultural do desenvolvimento, buscando-se os indícios mostrados nos atos de mediação dos professores e de apropriação de conhecimentos científicos pelos alunos, característica da análise microgenética. O presente estudo pretende contribuir para a melhoria do ensino/aprendizagem de ciências. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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