Busca avançada
Ano de início
Entree

Analise da expressao da molecula cd44 e suas isoformas no cancer de prostata.

Processo: 10/51427-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Kátia Ramos Moreira Leite
Beneficiário:Kátia Ramos Moreira Leite
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias da próstata  Isoformas de proteínas  Antígenos CD44 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cancer De Prostata | Cd44 | Isoformas

Resumo

No mundo, os casos esperados de CaP representam 15,3% de todos os cânceres no sexo masculino. A detecção precoce se dá pelo exame clínico através de toque retal (TR) e determinação da concentração sérica do antígeno prostático específico (PSA). A avaliação do prognóstico é definida pelo PSA, estádio e escore de Gleason, porém, nenhum destes fatores clássicos, mesmo quando avaliados em conjunto, tem boa acurácia na determinação prognostica, por isso marcadores moleculares estão sendo estudados com a finalidade de suprir essa deficiência. Acredita-se que as moléculas de adesão e proteases tenham papel importante na disseminação do CaP, mas pouco se sabe sobre a correlação entre a expressão destas moléculas e o comportamento biológico do CaP. Dentre as moléculas de adesão, o CD44, uma glicoproteína transmembrana tem sido estudada como potencial marcador de agressividade em várias neoplasias. Além da forma selvagem, o CD44 apresenta ainda dez isoformas resultantes de splicing alternativo de 10 éxons (CD44 v1 – v10) de seu cromossomo. Embora estudos sobre CD44 no CaP tenham sidos realizados, ainda permanece uma controvérsia sobre as conseqüências de expressão de suas isoformas. O objetivo desse trabalho é correlacionar os resultados de expressão das isoformas CD44v1, CD44v2, CD44v3, CD44v4, CD44v5, CD44v6, CD44V7, CD44v10, com o prognóstico do CaP localizado em pacientes submetidos a prostatectomia radical para tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOURA, CAIO M.; PONTES, JR., JOSE; REIS, SABRINA T.; VIANA, NAYARA I.; MORAIS, DENIS R.; DIP, NELSON; KATZ, BETINA; SROUGI, MIGUEL; LEITE, KATIA R. M.. Expression profile of standard and variants forms of CD44 related to prostate cancer behavior. International Journal of Biological Markers, v. 30, n. 1, p. E49-E55, . (10/51427-6)