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Detecção da violência no meio universitário: o papel dos docentes

Processo: 10/51114-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Anibal Eusébio Faúndes Latham
Beneficiário:Anibal Eusébio Faúndes Latham
Instituição Sede: Centro de Pesquisas em Saúde Reprodutiva de Campinas (CEMICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Violência  Estudantes universitários 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Direitos Reprodutivos | Universitarios | Violencia | Violencia Sexual

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a percepção dos docentes dos cursos de graduação e pós-graduação de uma universidade paulista acerca de situações de violência vivenciadas por alunos no contexto da vida universitária, e sua conduta frente a esses casos. Será realizado um estudo descritivo, em que a primeira etapa será quantitativa, de corte transversal, e a segunda qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas. Para a abordagem quantitativa, serão convidados a participar do estudo todos os docentes da universidade. Os docentes receberão por correio eletrônico uma carta convite explicando a pesquisa, e serão orientados a acessar o "link", que constará do convite, e preencher o questionário da pesquisa. O convite será enviado pela própria universidade. Os dados quantitativos serão processados e analisados com auxílio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS-PC). Será realizada uma análise descritiva, calculando-se a freqüência das diferentes situações de violência detectadas pelos participantes, e uma descrição de suas condutas frente a essas situações. Para a abordagem qualitativa será feita uma amostra proposital, para a qual será utilizada a técnica da "bola de neve" ou rede social. As entrevistas serão gravadas, transcritas e o texto de cada entrevista será inserido no programa computacional The Ethnograph. Para a análise dos dados serão identificadas as unidades de significado nas falas dos participantes. Esse processo consistirá na leitura dos textos das transcrições e na busca de temas significativos em vista dos objetivos propostos. A partir disso, será definido um esquema de categorias, cada qual subdividida em códigos; com base nesse conjunto de códigos, cada entrevista será lida novamente e serão assinaladas manualmente as distintas porções do texto que correspondam a cada código; findo esse processo, a codificação de cada entrevista será transferida para um arquivo específico do programa de computador. Finalmente, cada conjunto de textos, correspondente a cada código nas diferentes entrevistas, será lido e será feita então, a análise do conteúdo, com base nos resultados quantitativos e na literatura da área. (AU)

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