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Determinação das tensões residuais em rodas ferroviárias utilizando o efeito acustoelástico

Processo: 00/06399-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Transportes - Veículos e Equipamentos de Controle
Pesquisador responsável:Auteliano Antunes dos Santos Junior
Beneficiário:Auteliano Antunes dos Santos Junior
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensaios não destrutivos  Tensão residual  Ultrassom 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ferrovias | Medicao De Tensoes | Rodas Ferroviarias | Tensoes Residuais | Ultra-Som

Resumo

Rodas ferroviárias em serviço podem ter o padrão original de tensões residuais compressivas alterado, e podem falhar de forma catastrófica. Os métodos para a determinação de tensões residuais atualmente utilizados ou são destrutivos, ou possuem características que dificultam sua aplicação em campo. Pretende-se desenvolver nova metodologia para a determinação das tensões residuais no aro de rodas ferroviárias, utilizando ultra-som [...] Serão utilizados transdutores piezelétricos e ondas longitudinais e transversais. Dez rodas serão testadas. Duas dessas permanecerão no estado original e duas serão cortadas em fatias para simular o estado livre de tensões. As demais serão aquecidas por bobinas de indução, aos pares, para simular o carregamento que introduz tensões residuais. Pretende-se desenvolver sistema de avaliação do grau de risco desse componentes ferroviários (metodologia, sensores, aquisição, controle e tratamento de sinais), baseado em produtos disponíveis comercialmente e a geração de patente desse sistema (AU)

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