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Avaliação do aprendizado de Bioestatística com a utilização de uma interface de ensino pela internet

Processo: 10/16195-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Heitor Marques Honório
Beneficiário:Heitor Marques Honório
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Pesquisadores associados:José Roberto Pereira Lauris
Assunto(s):Bioestatística  Material didático  Internet 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioestadística | Internet | Materiais de Ensino | Bioestatística

Resumo

Considerando as dificuldades de aprendizado dos conceitos de estatística principalmente em cursos de graduação na área de saúde, este projeto tem como objetivo de avaliar o aprendizado do conteúdo programático da disciplina de Bioestatística com a utilização de um novo material didático com interface de ensino pela internet. Para isso, será desenvolvido um novo material didático que poderá ser acessado pelo aluno pela intenet, com vistas a facilitar o acesso à informação transmitida em aula teórica para estudos futuros, desvinculando o aprendizado do fator tempo, um dos grandes entraves da sala de aula. Participarão deste estudo 100 alunos do primeiro ano do curso de graduação em odontologia da Faculdade de Odontologia de Bauru-USP, igualmente divididos em dois grupos: GI- alunos que não tiveram acesso ao material didático proposto para estudo extra-classe (1o ano de 2011) e GII- alunos que tiveram acesso ao material didático proposto para estudo extra-classe (1o ano de 2012). Para ambos grupos serão aplicadas as mesmas avaliações [2 provas bimestrais (peso 7) e 6 trabalhos em classe (peso 3)] e o aprendizado de cada alunos será mensurado calculando-se a média ponderada final considerando-se o peso de cada avaliação. Após a coleta dos dados, estes serão tabulados e submetidos à análise estatística. Dependendo do padrão de distribuição dos dados, estes serão submetidos ao Teste "t" ou ao teste de Mann-Whitney, adotando-se um nível de significância de 5%. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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