Busca avançada
Ano de início
Entree

Perspectiva dos profissionais sobre o impacto na qualidade da assistência prestada às mulheres após participação na Rede Nacional de Vigilância de Morbidade Materna Grave

Processo: 10/16799-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2010
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Eliana Martorano Amaral
Beneficiário:Eliana Martorano Amaral
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Gravidez  Tocoginecologia  Near miss 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:gestação | morbidade materna grave | near miss | Qualidade de Atenção | Tocoginecologia

Resumo

Introdução: A morte materna persiste como um problema complexo de saúde e sua redução é a 5ª meta do Desenvolvimento do Milênio. Para alcançar esta meta, os países precisam conhecer exatamente quais as condições que levam à morte as mulheres no ciclo gravídico-puerperal. Neste cenário, o Brasil implantou o projeto da Rede Nacional de Vigilância de Morbidade Materna Grave (RNVMMG), com a participação de 27 centros em diferentes regiões do país, com objetivo de conhecer a freqüência da morbidade materna grave near miss e não near miss no nosso país e os fatores envolvidos. Objetivo: avaliar a perspectiva dos profissionais envolvidos sobre o impacto na qualidade dos cuidados oferecidos às mulheres pela participação nessa rede nacional de vigilância. Sujeitos e Métodos: Estudo multicêntrico com os participantes da RNVMMG nas 27 unidades obstétricas de referência de diversas regiões geográficas do Brasil. Para o estudo, os pesquisadores principais deverão realizar uma entrevista via telefone entre 4 a 6 meses após o término da coleta de dados da Rede e novamente ao final de 12 meses. Serão avaliados 81 participantes (1 coordenador de pesquisa e 1 pesquisador principal de cada instituição e o gestor de cada serviço). Os dados serão coletados através de entrevista gravada após consentimento informado autorizado verbalmente. Análise de dados: A análise dos dados será feita por análise qualitativa de conteúdo das respostas abertas das entrevistas e análise descritiva dos dados quantitativos. O conteúdo das respostas abertas será submetido à análise temática, definindo-se as categorias e subcategorias emergentes dos discursos dos profissionais, segundo sua inserção institucional e na Rede. Ao final do processo, será realizada uma reunião presencial com os participantes da pesquisa (um pesquisador e um gestor de cada serviço) para apresentação e discussão dos resultados da análise dos dados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LUZ, ADRIANA GOMES; MARTINS DUARTE OSIS, MARIA JOSE; RIBEIRO, MEIRE; CECATTI, JOSE GUILHERME; AMARAL, ELIANA. Perspectives of professionals participating in the Brazilian Network for the Surveillance of Severe Maternal Morbidity regarding the implementation of routine surveillance: a qualitative study. Reproductive Health, v. 11, . (10/16799-0)
LUZ, ADRIANA GOMES; DUARTE OSIS, MARIA JOSE; RIBEIRO, MEIRE; CECATTI, JOSE GUILHERME; AMARAL, ELIANA. Impact of a nationwide study for surveillance of maternal near-miss on the quality of care provided by participating centers: a quantitative and qualitative approach. BMC PREGNANCY AND CHILDBIRTH, v. 14, . (10/16799-0)