Busca avançada
Ano de início
Entree

Intraclass correlation coefficients in the Brazilian network for surveillance of severe maternal morbidity study

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar os coeficientes de correlação intra-classe (ICC) das variáveis relativas às características pessoais, estrutura, resultados e processo no estudo da Rede Brasileira de Vigilância de Morbidade Materna Grave realizado para identificar casos de morbidade materna grave/near miss usando os critérios da Organização Mundial da Saúde. Foi um estudo de corte transversal e multicêntrico envolvendo 27 hospitais que fornecem atendimento a mulheres grávidas no Brasil. O tamanho dos conglomerados e o tamanho médio da unidade primária de amostragem foram descritos. Para cada variável são apresentados as taxas de prevalência estimada, ICC, seus respectivos intervalos de confiança a 95%, o efeito do desenho e o tamanho médio dos conglomerados. No total, 9.555 casos de morbidade materna grave (mulheres internadas com condições potencialmente ameaçadoras da vida, near miss ou morte) foram inclui das no estudo. Os ICC variaram de <0.001 a 0.508, com uma mediana de 0.035. O ICC foi <0.1 para aproximadamente 75% das variáveis. Para as variáveis relativas ao processo, o ICC mediano foi 0.09, com 0.021 para aquelas relativas ao resultado. Estes achados confirmam os dados de outros estudos anteriores, e esta homogeneidade pode ser considerada mínima, aumentando dessa forma a credibilidade destes achados. Estes resultados podem ser usados para o desenho de novos ensaios por conglomerados em saúde materna e perinatal e para ajudar no cálculo do tamanho amostral. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HADDAD, SAMIRA M.; SOUSA, MARIA H.; CECATTI, JOSE G.; PARPINELLI, MARY A.; COSTA, MARIA L.; SOUZA, JOAO P.; SEV, BRAZILIAN NETWORK SURVEILLANCE. Intraclass correlation coefficients in the Brazilian network for surveillance of severe maternal morbidity study. BMC PREGNANCY AND CHILDBIRTH, v. 12, SEP 21 2012. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.