Busca avançada
Ano de início
Entree

Intraclass correlation coefficients in the Brazilian network for surveillance of severe maternal morbidity study

Processo: 12/18414-3
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Artigo
Vigência: 01 de outubro de 2012 - 31 de março de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:José Guilherme Cecatti
Beneficiário:José Guilherme Cecatti
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mortalidade materna 

Resumo

Antecedentes: o objetivo do estudo foi avaliar os coeficientes de correlação intra-classe (ICC) das variáveis relativas às características pessoais, estrutura, resultados e processo no estudo da Rede Brasileira de Vigilância de Morbidade Materna Grave realizado para identificar casos de morbidade materna grave/near miss usando os critérios da Organização Mundial da Saúde. Método: foi um estudo de corte tranversal e multicêntrico envolvendo 27 hospitais que fornecem atendimento a mulheres grávidas no Brasil. O tamanho dos conglomerados e o tamanho médio da unidade primária de amostragem foram descritos. Para cada variável são apresentados as taxas de prevalência estimada, ICC, seus respectivos intervalos de confiança a 95%, o efeito do desenho e o tamanho médio dos conglomerados. Resultados: No total, 9.555 casos de morbidade materna grave (mulheres internadas com condições potencialmente ameaçadoras da vida, near miss ou morte) foram incluidas no estudo. Os ICC variaram de <0.001 a 0.508, com uma mediana de 0.035. O ICC foi <0.1 para aproximadamente 75% das variáveis. Para as variáveis relativas ao processo, o ICC mediano foi 0.09, com 0.021 para aquelas relativas ao resultado. Estes achados confirmam os dados de outros estudos anteriores, e esta homogeneidade pode ser considerada mínima, aumentando dessa forma a credibilidade destes achados. Conclusões: Estes resultados podem ser usados para o desenho de novos ensaios por conglomerados em saúde materna e perinatal e para ajudar no cálculo do tamanho amostral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
HADDAD, SAMIRA M.; SOUSA, MARIA H.; CECATTI, JOSE G.; PARPINELLI, MARY A.; COSTA, MARIA L.; SOUZA, JOAO P.; SEV, BRAZILIAN NETWORK SURVEILLANCE. Intraclass correlation coefficients in the Brazilian network for surveillance of severe maternal morbidity study. BMC PREGNANCY AND CHILDBIRTH, v. 12, SEP 21 2012. Citações Web of Science: 11.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.