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Estudo granulométrico, mineralógico e químico de areias como subsídio ao desenvolvimento de atividades de ensino e divulgação em geociências

Processo: 10/19322-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de fevereiro de 2011 - 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Christine Laure Marie Bourotte
Beneficiário:Christine Laure Marie Bourotte
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados:ANA MARIA GÓES ; Maria Cristina Motta de Toledo ; Paulo César Fonseca Giannini ; Rosely Aparecida Liguori Imbernon ; Wânia Duleba
Assunto(s):Material didático  Mineralogia  Areia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Areia | Educação em Geociências | Litoral Paulista | educação em geociências

Resumo

A areia, como outros sedimentos inconsolidados, é o produto de importante etapa dentro do ciclo das rochas, e seus processos de formação e acumulação, associados à dinâmica externa da Terra, são facilmente observáveis em vários cenários naturais (praias, dunas eólicas, rios, lagos). Assim como nós, seres humanos, cada grão de areia tem uma história que pode ser revelada através da investigação de suas propriedades, em diferentes escalas de observação e com diferentes ferramentas de análise. No caso das areias, trata-se aqui de propriedades físicas (texturais), químicas (mineralógicas), e mesmo biológicas (micropaleontológicas), investigadas por técnicas como peneiramento, microscopia óptica, microscopia eletrônica de varredura, difratometria de Raio X, análise química etc. A carência de materiais didáticos em Geociências e a falta de cultura geológica dos alunos do ensino Fundamental e Médio e da população em geral impõem como desafio a reformulação dos conceitos e princípios relativos a processos e produtos geológicos numa abordagem que consiga despertar o interesse para o funcionamento sistêmico do nosso planeta. Uma dessas abordagens consiste justamente em rastrear a história de formação de grãos de areia, através da reflexão sobre a origem de suas propriedades mais evidentes como cor e granulação, bem como daquelas só deduzíveis através de um exame mais detalhado, como forma e constituição de grãos. Dentro deste contexto, o objetivo principal deste projeto é estudar a mineralogia, granulometria e composição química de areias de diferentes sistemas deposicionais e áreas geográficas, com ênfase às praias do Estado de São Paulo, com o intuito de fornecer conteúdos para o desenvolvimento de atividades didáticas e produção de materiais para ensino e divulgação em Geociências e Educação Ambiental. (AU)

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