Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolver e avaliar o impacto de uma intervencao educacional mediada pela tecnologia web 2.0, no controle glicemico de adolescentes com diabetes tipo 1

Processo: 10/51872-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2013
Área do conhecimento:Interdisciplinar
Pesquisador responsável:Daniel Sigulem
Beneficiário:Daniel Sigulem
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Adolescentes  Diabetes mellitus tipo 1  Controle da glicemia  Educação a distância  Web 2.0 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adolescentes | Controle Glicemico | Diabetes Tipo 1 | Educacao A Distancia | Educacao Em Diabetes | Web 2.0

Resumo

Introdução: A necessidade do controle adequado da diabetes é um consenso global. Intervenções educacionais para facilitar à adaptação a doença crônica vêm ganhando um crescente reconhecimento. Programas educacionais eficientes podem reduzir significativamente as complicações derivadas do mau controle glicêmico. Objetivos: O objetivo geral deste projeto é desenvolver e avaliar a efetividade de uma intervenção educacional mediada pela Web 2.0, sobre o controle glicêmico de adolescentes com diabetes tipo 1. Os objetivos específicos deste estudo são avaliar o efeito da intervenção nas seguintes variáveis: hemoglobina glicada (Hba1c), qualidade de vida, resiliência, apoio social e conhecimento sobre diabetes. A hipótese a ser testada é de que um programa educacional mediado pela web 2.0 possa ter um efeito significativo no controle glicêmico. Métodos: Serão recrutados para o estudo 150 adolescentes, diagnosticados com diabetes tipo 1, atendidos no Centro de Diabetes do Hospital São Paulo, UNIFESP. Desenho do estudo. Os pacientes serão randomizados em 3 grupos: 1 - Intervenção web 2.0. Inclui módulos multimídia de educação em diabetes. Participação colaborativa com ferramentas web 2.0. Os pacientes poderão participar no desenvolvimento e manutenção dos conteúdos. 2 - Intervenção web. Módulos com os conteúdos educacionais, sem nenhum tipo de participação colaborativa. 3 - Controle. Atendimento padrão do Centro de Diabetes. A avaliação da intervenção se dará através dos seguintes instrumentos: - Variação da Hemoglobina glicada; -Conhecimento sobre Diabetes; - Apoio Social; - Qualidade de Vida; - Resiliência. A aplicação dos instrumentos se dará em três momentos: Avaliação inicial(1); Após a intervenção (2); - Seis meses após a 2ª avaliação (3). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, FABIO R. M.; SIGULEM, DANIEL; ARECO, KELSY C. N.; GABBAY, MONICA A. L.; DIB, SERGIO A.; BERNARDO, VIVIANE. Hope matters to the glycemic control of adolescents and young adults with type 1 diabetes. JOURNAL OF HEALTH PSYCHOLOGY, v. 20, n. 5, p. 9-pg., . (10/51872-0)
SANTOS, FABIO R. M.; SIGULEM, DANIEL; ARECO, KELSY C. N.; GABBAY, MONICA A. L.; DIB, SERGIO A.; BERNARDO, VIVIANE. Hope matters to the glycemic control of adolescents and young adults with type 1 diabetes. JOURNAL OF HEALTH PSYCHOLOGY, v. 20, n. 5, SI, p. 681-689, . (10/51872-0)