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O impacto da consulta médica com pacientes simulados no desenvolvimento de habilidades de comunicação e na humanização do atendimento

Processo: 10/51982-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2011
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Marco Antonio de Carvalho Filho
Beneficiário:Marco Antonio de Carvalho Filho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Cuidados médicos  Empatia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consulta Medica | Empatia | Habilidades De Comunicacao | Pacientes Simulados | Simulacao

Resumo

A medicina é uma profissão humana, e sua prática está fundamentada no vínculo entre o médico e seu paciente. Para o sucesso dessa relação, o médico deve estar apto a criar canais de comunicação que permitam o fluxo bilateral de informações, vitais para a elaboração do plano terapêutico. Dessa forma, conquista a confiança do paciente, e o processo de investigação e tratamento passa a ser encarado como uma parceria. Grande parte da dificuldade dos alunos de medicina em se comunicar com seus pacientes vem da redução do grau de empatia durante o curso de graduação. Esse estudo prospectivo, randomizado e controlado pretende avaliar se a simulação de consultas médicas com pacientes simulados aumenta a capacidade dos alunos em estabelecer canais de comunicação adequados com seus pacientes, promovendo a empatia e assegurando o plano terapêutico compartilhado. A intervenção será aplicada a alunos de medicina de quarto e sexto anos da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, através da simulação de quatro casos clínicos elaborados para o desenvolvimento dos objetivos do estudo. Os alunos e seus pacientes reais, atendidos durante o treinamento habitual, irão responder a questionários de satisfação com a consulta e questionários de empatia, e seus resultados serão comparados aos do grupo de alunos que não participou da intervenção. O estudo também irá avaliar se a presença dos atores durante o debriefing tem impacto na retenção de habilidades, e se a oferta de material didático complementar após o debriefing também teria este efeito. Por fim, os acessos ao material didático complementar, disponibilizado de forma eletrônica, serão contados para avaliar se a participação na simulação aumenta o interesse pelo tema. (AU)

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