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Corrida virtual interativa

Processo: 06/04000-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2009
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:Irene Karaguilla Ficheman
Beneficiário:Irene Karaguilla Ficheman
Empresa:Quality Performance Comércio e Serviços de Informática Ltda
Município: São Paulo
Bolsa(s) vinculada(s):08/10027-5 - Desenvolvimento de um sistema de controle de uma esteira ergométrica, BP.TT
Assunto(s):Computação aplicada  Softwares  Realidade virtual  Exercício físico  Aparelhos de ginástica  Corridas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Realidade Virtual | Simuladores | Sistemas De Controle | Sistemas De Interacao | Sistemas De Projecao | Sistemas Computacionais

Resumo

No fim dos anos 1990 e início dos anos 2000 houve um crescimento geométrico dos praticantes de esportes de uma maneira geral e um dos segmentos que mais cresceram nesse período foi o de corridas de rua, devido a fatores como baixo custo para o praticante, flexibilidade de horários para treinos e alta capacidade de resposta aos estímulos. Muitos desses corredores praticam em esteiras ergométricas. As corridas em esteiras são, para muitos, desestimulantes, pois são feitas em um ambiente estático e não simulam os percursos de corridas que são realizadas comumente. Trazem, contudo, o benefício de poderem ser utilizadas independente das condições climáticas e de produzirem menos traumatismos em articulações devido ao amortecimento que elas têm. Tecnologias avançadas de simulação e de realidade virtual podem ser utilizadas para simular trajetos de corrida que, acoplados em sincronismo com esteiras ergométricas e um sistema de projeção, podem provocar as mais variadas sensações para quem corre, estimulando seus sentidos e dando-lhe a ilusão de imersão no cenário projetado, mantendo ao mesmo tempo os benefícios inerentes ao seu uso. O controle da inclinação da esteira,o controle de velocidade e a interatividade dependem, no entanto, de controles que alteram a dinâmica da corrida ao serem acionados. Vem daí a necessidade de se produzir um controle que permita interagir com o ambiente virtual mantendo os parâmetros de uma corrida eficiente. A Corrida Virtual Interativa é um sistema inovador em realidade virtual altamente imersivo formado por um software de simulação de corrida, um sistema de controle de esteira acionado pelo software de simulação, um sistema de projeção e um sistema de interação (par de controladores de direção e velocidade). Com este sistema, corredores poderão treinar em um ambiente que recria e simula trajetos reais, podendo controlar a velocidade e a direção do trajeto. (AU)

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