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Comunidades de Aprendizagem: aposta na qualidade de aprendizagem, na igualdade de diferenças e na democratização da gestão da escola

Processo: 07/52610-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de agosto de 2007 - 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Roseli Rodrigues de Mello
Beneficiário:Roseli Rodrigues de Mello
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Gestão democrática da educação  Democratização do ensino  Qualidade da educação  Aprendizagem dialógica  Comunidades de aprendizagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aprendizagem Dialogica | Comunidades De Aprendizagem | Diversidade | Gestao Democratica | Participacao Na Escola | Sucesso Escolar

Resumo

A pesquisa proposta envolverá estudo dos impactos, processos, limites e potencialidades do projeto Comunidades de Aprendizagem, desenvolvido desde 2003 em três escolas municipais de São Carlos/SP. Tal projeto foi elaborado pelo Centro Especial de Investigación em Teorias y Prácticas Superadoras de Desigualdades(CREA) / Universidade de Barcelona, na década de 1990, e estudado pela proponente da presente pesquisa em pós-doutorado, com financiamento da FAPESP, nos anos de 2001/2002. Visa a aprendizagem escolar de máxima qualidade para todos, participação da comunidade de entorno e familiares na escola e convivência na diversidade como valor positivo. A partir de 2003, passou a ser difundido, reelaborado e desenvolvido em escolas públicas da cidade de São Carlos, sob coordenação e acompanhamento da proponente. Investigar o projeto nasceu da necessidade dos profissionais das três escolas e da equipe da universidade de compreender processos e impactos nele presentes e de contribuir para a construção de políticas públicas efetivas para a democratização da escola pública. A pesquisa focalizará: a) a aprendizagem da leitura e da escrita em uma sala de cada série do primeiro ciclo do ensino fundamental das três escolas; b) as práticas de aprendizagem dialógica (grupos interativos/biblioteca tutorada, formação de familiares e pessoas da comunidade, tertúlias literárias dialógicas) como promotoras do valor da diversidade; c) situações de participação da comunidade nas decisões das escolas (conselho de escola, comissão gestora, comissões mistas) e d) a caracterização de necessidades formativas e potencialidades educativas da população de entorno e dos familiares dos estudantes, canalizando-as para a interlocução entre as escolas e a comunidade de entorno. Será utilizada a metodologia comunicativa para seu desenvolvimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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