Busca avançada
Ano de início
Entree

Física para as séries iniciais do ensino fundamental: o calendário e a medida do tempo

Processo: 08/53802-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Geral
Pesquisador responsável:Fernando Jorge da Paixão Filho
Beneficiário:Fernando Jorge da Paixão Filho
Instituição Sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Calor  Astronomia  Clima  Luz 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Astronomia | Calor | Clima | Luz | Movimento | Tempo

Resumo

Este projeto busca introduzir Física para alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, partindo de um problema concreto, ensinar aos alunos como medir um ano. Para isto o aluno deve desenvolver algumas atividades que serão o fio condutor para a introdução de alguns problemas da Física. Para medir um ano os alunos deverão aprender como se mede um intervalo de tempo e perceber como caracterizar um ano da Terra. Isto leva ao estudo dos objetos celestes, o que é movimento, da relação luz e calor, às estações do ano e as mudanças no clima temas do Ensino fundamental. Estes temas também serão explorados na Língua Portuguesa, através da expressão oral e escrita do aluno, em Matemática, História e Geografia. Propomos algumas atividades simples que devem ser desenvolvidas ao longo de um ou dois anos. Uma parte importante é a capacitação dos professores nestas atividades. O material deste projeto está colocado num portal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)