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A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita

Processo: 09/51422-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Vigência: 01 de setembro de 2009 - 30 de abril de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Maria Amélia Almeida
Beneficiário:Maria Amélia Almeida
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):09/16108-0 - A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita, BP.EP
09/16138-6 - A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita, BP.EP
09/16110-4 - A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 09/16109-6 - A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita, BP.EP
09/16159-3 - A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita, BP.EP
09/16157-0 - A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita, BP.EP
09/16167-6 - A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita, BP.EP
09/16165-3 - A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita, BP.EP
09/16163-0 - A elaboração e a avaliação de um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita, BP.EP - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Educação especial  Inclusão escolar  Leitura  Escrita  Métodos de ensino  Escola pública 

Resumo

Este projeto tem como objetivo elaborar e avaliar um programa de consultoria colaborativa para a intervenção em leitura e escrita a crianças e adolescentes com diferentes necessidades educacionais especiais: dificuldades de aprendizagem, deficiência mental e deficiência visual. A consultoria colaborativa será efetuada por meio de um trabalho em equipe envolvendo: coordenadora do projeto, professora/pesquisadora em Educação Especial, oito professores de Ensino Fundamental que trabalham com leitura e escrita e que têm alunos com diferentes necessidades educacionais especiais, e gestor escolar. Dentre as várias disciplinas que compõem a grade curricular do Ensino fundamental, a leitura e escrita é apontada por eles como a mais difícil de trabalhar com pessoas com necessidades educacionais especiais e a mais fundamental pois é a base para a aquisição de outros conhecimentos. Nesse sentido, por meio de uma metodologia de pesquisa-ação colaborativa, temos como objetivo investigar colaborativamente o problema, realizando ações no meio estudado. A relevância deste trabalho está em contemplar dois pontos críticos da escola pública brasileira: a carência de apoio ao professor da rede pública de ensino no processo de Inclusão escolar de crianças com necessidades especiais e a grande defasagem na área de leitura e escrita dessas crianças. Neste sentido, este trabalho aborda estes pontos importantes e oferece contribuições e subsídios para o estudo da consultoria colaborativa, que é uma área carente de pesquisas no país. (AU)