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A nova proposta curricular do estado de São Paulo: das mudanças na política educacional aos impactos no trabalho docente

Processo: 10/50617-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Ensino Público
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Vânia Galindo Massabni
Beneficiário:Vânia Galindo Massabni
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/13835-0 - Apoio ao conhecimento da proposta curricular do estado de São Paulo, BP.TT
12/09641-6 - Investigação do conteúdo de matemática dos Cadernos da Proposta Curricular do estado de São Paulo, BP.EP
11/14720-0 - Investigação do conteúdo de português dos cadernos da Proposta Curricular do estado de São Paulo da área linguagens, códigos e suas tecnologias, BP.EP
+ mais bolsas vinculadas 11/12697-0 - Investigação do conteúdo dos cadernos da Proposta Curricular do Estado de São Paulo na área de Ciências Humanas e suas tecnologias, BP.EP
11/12974-4 - Investigação do conteúdo de matemática dos cadernos da proposta curricular do estado de São Paulo, BP.EP
11/13038-0 - Investigação do conteúdo de ciências dos cadernos da Proposta Curricular do estado de São Paulo, BP.EP
11/13118-4 - As avaliações oficiais e o conteúdo dos cadernos da Proposta Curricular do estado de São Paulo, BP.EP
11/08024-0 - Apoio ao conhecimento da proposta curricular do estado de São Paulo, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Política educacional  Prática de ensino  Currículos e programas  Métodos de ensino  Professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo Escolar | Metodologia De Ensino | Politica Educacional | Pratica De Ensino | Trabaho Docente

Resumo

Recentemente, em 2008, no Estado de São Paulo, o governo iniciou uma reforma apresentando uma nova Proposta Curricular para a rede estadual de ensino. Com isto, o governo visou propor um currículo comum para os níveis de Ensino Fundamental II e Médio. Pelo documento oficial, a nova Proposta Curricular deve garantir "uma base comum de conhecimentos e competências, para que nossas escolas funcionem de fato como uma rede...". A proposta inclui Cadernos com atividades didáticas e organização de aulas a serem dadas pelos professores. Neste sentido, os estudos sobre política educacional e sobre o trabalho docente apontam que, paulatinamente, os professores vêm perdendo a autonomia e, cada vez mais, vem sendo colocados em uma função de executores de propostas pedagógicas pensadas por instâncias hierarquicamente superiores, em uma lógica do trabalho que separa a concepção de execução e desqualifica o trabalhador. Assim, os saberes construídos pela experiência docente nem sempre são valorizados; a implementação de qualquer proposta assim concebida fica comprometida já que a 'adesão' depende da profissionalidade construída. Também depende do conteúdo e da forma de trabalho, sugerida estar de acordo com as 'teorias implícitas' do docente e das diversas pressões para sua implementação. Cabe investigar como está sendo implementada a atual política educacional paulista e analisar seu impacto no trabalho docente, especialmente a partir da proposição da nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo. O estudo tem como objetivo compreender como esta política foi - e está sendo - implantada, levantando suas bases legais e orientações aos gestores e analisando se os professores encaram-na como marco regulatório que interfere em sua autonomia. Busca também analisar quais são os pressupostos, conteúdos e metodologias dos Cadernos bem como seu impacto na concepção e prática docente na área de Ciências e para isto utilizaremos a análise documental, entrevistas e observação de aulas. A opção em focar professores de Ciências se deve à especificidade da unidade universitária em que a equipe está alocada, dedicada a formação de professores de Biologia e Ciências e também à linha de pesquisa das proponentes. (AU)

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