Busca avançada
Ano de início
Entree

EMU: aquisição de um HR-ICP-MS acoplado a sistema de Laser Ablation visando análises elementares e geocronológicas, para os laboratórios de geoquímica e geoquímica isotópica do DPM - IGCE - UNESP

Processo: 09/54146-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Programa Equipamentos Multiusuários
Vigência: 01 de setembro de 2010 - 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Peter Christian Hackspacher
Beneficiário:Peter Christian Hackspacher
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Geocronologia  Geoquímica  Geoquímica isotópica 
Publicação FAPESP:http://media.fapesp.br/bv/uploads/publicacoes/emu_exa_59.pdf
As informações de acesso ao Equipamento Multiusuário são de responsabilidade do Pesquisador responsável
Página web do EMU: Página do Equipamento Multiusuário não informada
Tipo de equipamento: Tipo de Equipamento Multiusuário não informado
Fabricante: Fabricante não informado
Modelo: Modelo não informado

Resumo

Solicita-se um ICP-MS, de setor linear, monocoletor e de alta resolução, para análises elementares de rochas, minerais, solo, águas, bem como materiais de rejeito industrial de natureza sólida ou Ifquida, que deverá ser incorporado a infra-estrutura frsica e do conjunto de equipamentos dos laboratórios de Geoquímica e Geocronologia do DPM-IGCE-Unesp, configuração esta que permite a análise elementar, praticamente livre de interferências, mesmo em matrizes complexas, sem haver necessidade prévia de separação e concentração elementar. Para garantir a resolução e a isenção de interferências, ambas necessárias na aplicação de termocronologia, é solicitado também, um sistema de abrasão a laser, de pulso rápido, para análises de elementos traços em minerais e na matriz de rochas afaníticas, e para a determinação de pares isotópicos em minerais de composição e estruturas simples (e.g. apatita, zircão, etc) com objetivo geocronológico. Embora o equipamento seja de alta resolução (HR), e por possuir apenas um coletor iônico, poder-se-a empregá-Io tanto em análises isotópicas-geocronológicas, como elementares, sem comprometer a precisão e a exatidão dos resultados, uma vez que os efeitos de memória esperados serão bem menores do que aqueles com sistemas de multicoletores. os laboratórios do DPM-IGCE-Unesp apresentam infra-estrutura adequada para a instalação do equipamento. Atualmente dispõem de três laboratórios, que totalizam 120 m2, todos possuindo pressão positiva em seu interior, controle de partículas (classe 1000), bem como capacidade de fornecer ácidos e água tri-destilados em condições sub-boilling, o que garante condições necessárias para o tratamento das amostras. Esta proposta está baseada em um conjunto de projetos que satisfazem as áreas de geoquimica ambiental, petrologia, geocronologia e de química de elementos traços e isotópica de minerais. Por sua configuração, o equipamento solicitado é único para as Universidades e Institutos de Pesquisa ligados às Geociências no Estado de São Paulo, uma vez que pode atender tanto dados geoquímicos elementares bem como isotópicos, com um bom grau de confiabilidade, para os principais objetos de estudo dos projetos dos pesquisadores nele envolvidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARLI C. SIQUEIRA-RIBEIRO; DANIELI F.C. MARIN; PETER C. HACKSPACHER; FINLAY M. STUART. The performance of the (U+Th)/He thermochronology laboratory at UNESP Rio Claro, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 91, n. 1, p. -, 2019.
SIQUEIRA-RIBEIRO, MARIA C.; MARIN, DANIELI F. C.; HACKSPACHER, PETER C.; STUART, FINLAY M. The performance of the (U plus Th)/He thermochronology laboratory at UNESP Rio Claro, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 91, n. 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.