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Incivilidades, indisciplina e criminalização dos conflitos escolares

Processo: 11/02542-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2011
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Joyce Mary Adam
Beneficiário:Joyce Mary Adam
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento educacional  Política educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conceito histórico de violencia escolar | indisciplina e conflito escolar | judicialização das relações escolares | violencia escolar e incivilidades | Politica e gestão de unidades escolares

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo discutir e analisar as situações de conflito no cotidiano da escola, tendo como principal preocupação a crescente criminalização de tais conflitos e da judicialização das relações que se estabecem na escola. A discussão sobre os limites entre incivilidade em contraposição ao conceito de violência e criminalidade são asperctos que serão tratados tanto à luz da legislação quanto em uma perspectiva histórica. Tais limites contribuem para a definição de encaminhamentos das situações de conflito na escola clareando o que de fato a escola deve encaminhar para órgãos como Conselho Tutelar e delegacias de policia e o que se trata de questão pedagógica que a escola tem condições de se incumbir e reafirmar seu papel como educadora. Objetivos do Projeto - Fazer uma análise histórica da conceituação de violência e crime relacionados ao ambiente escolar.- Analisar os documentos oficiais, federais e estaduais do Estado de São Paulo, da ultima década, que se refiram às normatizações de ações que se refiram à questão da prevenção medidas disciplinares relacionadas à violência escolar.- Pesquisar junto à direção das escolas e professores o que consideram que é âmbito da escola resolver e o que deve ser passível de ser enviado aos órgãos policiais e Conselho Tutelar. Métodos e técnicas de pesquisa:- Pesquisa bibliográfica utilizandos-se de documentos, jornais, revistas, fotos, relatos.-Pesquisa de campo utilizando-se a ténica do grupo focal com diretores e professores das escolas selecionadas (AU)

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