Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização do cultivo contínuo de células CER (Chicken Embryo Related Cell) no isolamento do vírus rábico em amostras de campo e na titulação de anticorpos anti-rábicos no soro de animais vacinados

Processo: 00/07967-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Luzia Helena Queiroz
Beneficiário:Luzia Helena Queiroz
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Doenças infecciosas em animais  Viroses em animais  Vírus da raiva  Anticorpos antivirais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Celulas Cer | Isolamento Viral | Raiva | Titulacao De Anticorpos | Virus Rabico

Resumo

O diagnóstico laboratorial da raiva é de extrema importância para o controle da doença, seja na detecção de novo casos, na análise constante de amostras para a manutenção da vigilância epidemiológica ou ainda na determinação ou não do tratamento de pessoas agredidas por cães e gatos. As técnicas de diagnóstico laboratorial da raiva mais comumente utilizadas no Brasil são a imunofluorescência direta e a inoculação intracerebral em camundongos. A titulação de anticorpos anti-rábicos é utilizada em alguns laboratórios do Brasil na determinação da proteção de indivíduos submetidos ao tratamento pós-exposição bem como de profissionais submetidos ao tratamento pré-exposição. A titulação de anticorpos em animais tem sido utilizada em pesquisas que avaliam a resposta imune em cães e bovinos à vacinação em áreas de risco. As técnicas de soroneutralização empregadas para esta finalidade são realizadas em camundongos ou em cultivo de células BHK, sendo que a confirmação da infecção celular é feita através da imunofluorescência direta. As células CER (chicken embryo related cells) são altamente sensíveis ao vírus rábico, apresentando inclusive efeito citopático e não tem sido empregada na rotina de diagnóstico da raiva no Brasil. O presente projeto tem como objetivo empregar o cultivo de células CER no isolamento do vírus rábico de amostras de campo e na soroneutralização para titulação de anticorpos no soro de animais vacinados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEREZA CRISTINA CARDOSO; LUZIA HELENA QUEIROZ DA SILVA; AVELINO ALBAS; HELENA LAGE FERREIRA; SILVIA HELENA VENTUROLI PERRI. Rabies neutralizing antibody detection by indirect immunperoxidase serum neutralization assay performed on chicken embryo related cell line. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 99, n. 5, p. 531-534, . (00/07967-4)
CARDOSO‚ TC; DA SILVA‚ LH; DA SILVA‚ SEL; ALBAS‚ A.; PARDO‚ PE; TANAKA‚ AH; COSSY‚ LB; PERRI‚ SHV. Chicken embryo related (CER) cell line for quantification of rabies neutralizing antibody by fluorescent focus inhibition test. BIOLOGICALS, v. 34, n. 1, p. 29-32, . (00/07967-4)