Busca avançada
Ano de início
Entree

Otimização do processo de retificação cilíndrica externa de mergulho pela análise da quantidade de fluido de corte aplicado na usinagem de aços endurecidos

Processo: 03/11819-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Iniciação Científica Júnior
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Processos de Fabricação
Acordo de Cooperação: CNPq - Iniciação Científica Júnior
Pesquisador responsável:Eduardo Carlos Bianchi
Beneficiário:Eduardo Carlos Bianchi
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia (FE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:02/01174-8 - Otimizacao do processo de retificacao cilindrica externa de mergulho pela analise da quantidade de fluido de corte aplicado na usinagem de acos endurecidos., AP.R
Assunto(s):Abrasão (usinagem)  Refrigeração  Retificação  Aço 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Mqr | Otimizacao Do Processo | Refrigeracao | Retificacao | Usinagem Por Abrasao

Resumo

Aliado a este crescimento industrial, vigora também o aumento assustador na utilização de fluidos de corte, pois para muitos, quanto mais fluido existir na região de corte, maiores serão a economia global do processo e a produtividade. Com a realização deste trabalho, pretende-se determinar a mínima quantidade de refrigeração (MQR) no processo, capaz de manter a qualidade final das peças, sendo que a MQR será testada com a utilização de um bocal de saída de fluido otimizado, diferentes fluidos, rebolos e velocidades do jato do fluido. Através da redução gradual da velocidade do jato de fluido se estabelecerá uma faixa crítica para a relação da velocidade de saída do fluido de corte em função da velocidade do rebolo, com o objetivo de aproveitar a máxima eficiência do processo com a menor quantidade possível de fluido de corte, sem ocasionar danos às peças. Os resultados desta pesquisa propiciarão a várias empresas a otimização do seu processo de retificação, trazendo-lhes economia com a redução do consumo e descarte dos fluidos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)