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Análise experimental em lajes pré-moldadas de concreto: a plastificação e os valores dos momentos negativos em elementos hiperestáticos

Processo: 00/08558-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2000
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Estruturas
Pesquisador responsável:Sydney Furlan Junior
Beneficiário:Sydney Furlan Junior
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estruturas de concreto  Viscoplasticidade das estruturas  Concreto armado  Vigas pré-moldadas  Lajes 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Concreto Armado | Experimental | Laje Continua | Laje Pre-Moldada | Momento Negativo | Plastificacao

Resumo

Este trabalho faz parte dos estudos sobre lajes pré-moldadas de concreto armado desenvolvidos no Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de São Carlos, que contemplam o desenvolvimento de uma metodologia de cálculo que considera aspectos usualmente desprezados na prática (especialmente aqueles relativos ao comportamento hiperestático, à distribuição do carregamento ao longo das vigas de contorno e à verificação do estado limite de deformação excessiva, imediata e ao longo de tempo). Particularmente, este projeto dá prosseguimento ao estudo do comportamento dos elementos hiperestáticos com a consideração da plastificação do concreto na região dos momentos negativos e seus efeitos no dimensionamento do pavimento. Em projeto anterior finalizado recentemente;(dezembro de 1999), desenvolveu-se uma abordagem teórica do assunto, simulando-se o II comportamento hiperestático através da introdução de rótulas em programas de grelha, submetidas a diversos valores de momentos de plastificação, estudando-se a influência que a variação destes valores tem no dimensionamento do pavimento. Pretende-se agora investigar experimentalmente qual é a parcela do momento fletor realmente resistida pela seção na região dos apoios intermediários, que corresponde ao chamado momento de plastificação da seção submetida aos momentos fletores negativos. Inicialmente, neste trabalho, serão utilizadas lajes formadas por vigotas pré-moldadas do tipo trilho. Posteriormente, em pesquisas futuras, a análise se estenderá aos elementos do tipo treliça. (AU)

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