Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo sobre co-morbidade de transtornos psicóticos e transtornos devido ao uso de substâncias psicoativas

Resumo

O presente projeto visa, em uma primeira fase, avaliar a prevalência da co-morbidade de dependência ao álcool ou drogas ilícitas em pacientes com psicoses funcionais em 3 diferentes regiões da cidade de São Paulo. A estimativa de prevalência será obtida através de estudo de corte transversal, onde serão entrevistados, com questionários padronizados para avaliação do consumo de álcool e drogas ilícitas, pacientes em contato com os serviços psiquiátricos destas regiões que tenham um diagnóstico de psicose funcional de acordo com o CID-10, tenham entre 18 e 65 anos de idade e sejam residentes em um dos distritos definidos para a pesquisa. Em uma segunda fase, os pacientes incluídos no estudo formarão uma coorte, e serão reavaliados um ano após sua inclusão no estudo, para se investigar se a referida co-morbidade influi negativamente no curso e evolução das psicoses funcionais, principalmente quanto às dimensões clínica, de ajustamento social, utilização de serviços de saúde e custos de tratamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LILIAN R C RATTO; PAULO R MENEZES; ANDRÉ GULINELLI. Prevalência de tabagismo em indivíduos com transtornos mentais graves, São Paulo, Brasil. Revista de Saúde Pública, v. 41, n. 4, p. 510-516, . (96/10077-3)