Busca avançada
Ano de início
Entree

Escolas da floresta e a formação de professores: análise de interações transculturais e intraculturais em contexto pedagógico

Processo: 96/04443-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Cooperação CNPq-FAPESP
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1999
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Acordo de Cooperação: CNPq - Programa Cooperação CNPq-FAPESP
Pesquisador responsável:Marilda Do Couto Cavalcanti
Beneficiário:Marilda Do Couto Cavalcanti
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores  Educação indígena  Transculturação  Interação cultural  Bilinguismo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Bilingue Indigena | Formacao Do Prof Indigena | Interacao Em Sala De Aula

Resumo

Tendo por contexto de investigação a educação em cenário indígena, este projeto de pesquisa visa a examinar a natureza de interações transculturais, entre alunos-professores índios de oito etnias e professores formadores não-índios, ocorridas em sala de aula e suas extensões durante cursos de formação de professores índios do Acre e do Sudoeste do Amazonas. As atividades focalizadas são eventos de letramento de caráter pedagógico em português como 2ª ou 1ª língua ou ainda como língua estrangeira. Busca-se estabelecer implicações para a formação do professor em contexto bilíngue/bidialetal. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)