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Dinâmica produtiva regional e transferência de recursos privados para infra estruturas públicas no território paulista: o caso da região de Ourinhos

Processo: 05/03721-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Infraestrutura - Faplivros
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2006
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Geografia - Geografia Humana
Pesquisador responsável:Márcio Rogério Silveira
Beneficiário:Márcio Rogério Silveira
Instituição Sede: Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ourinhos. Ourinhos , SP, Brasil
Assunto(s):Transporte ferroviário  Bibliotecas  Aquisição de materiais  Acervo  Livros  Recursos para a pesquisa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arranjo Produtivo Local | Eixos De Desenvolvimento | Sao Paulo | Transportes | Geografia dos Transportes

Resumo

A pesquisa apresentada é uma continuidade da realizada no doutorado. Após ter-se constatado a importância do modal ferroviário para o desenvolvimento nacional, chegamos à conclusão que, os métodos utilizados pelos geógrafos são de vital importância para um melhor entendimento da revolução logística que se processa. Um dos objetivos foi, então, recuperar a importância dos estudos relacionados à geografia dos transportes e também das infraestruturas. O que se pretende, nesse trabalho, é avaliar os modelos de concessão de serviços públicos à iniciativa privada realizada no estado de São Paulo, sobretudo no eixo denominado de Sorocabana, para o setor ferroviário de cargas e avaliar a importância dos futuros projetos de infraestruturas ferroviárias para a realização através das Parcerias Público-Privadas (PPPs). Para essa última afirmação será necessário identificar os principais nós de estrangulamento ferroviários, isto é, as obras necessárias para melhor eficiência e ampliação da rede férrea paulista. Caso seja necessário propor-se-á um modelo alternativo de concessão e planos de investimentos em infraestruturas, que sejam responsáveis por gerar um efeito multiplicador positivo regional e também sobre toda macroeconomia nacional. Após a identificação, durante o doutorado, de alguns modelos de concessão de serviços públicos à iniciativa privada, considerou-se que o modelo mais apropriado é a denominada saída rangeliana. Entretanto, passados mais de dois anos do governo Lula, o Ministério do Planejamento lançou uma nova proposta de concessão de serviços públicos e de investimentos à iniciativa privada. Cabe, também, analisar essa proposta e, se necessário, sugerir algumas alterações ou criar outro modelo, capaz de atuar tanto sobre a economia nacional quanto sobre a estadual, neste caso, de São Paulo. As propostas supracitadas serão redirecionadas para as obras infra-estruturais em escalas territoriais menores, isto é, para a região administrativa de Marília e até mesmo para a Região de Governo de Ourinhos/SP. (AU)

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