Busca avançada
Ano de início
Entree

Nanopartículas como unidades de construção em nanossistemas complexos: síntese, propriedades individuais e coletivas

Resumo

Nanopartículas inorgânicas sintetizadas quimicamente (2-20 nm) podem ser vistas como unidades de construção para arranjos mais complexos. As partículas são sintetizadas em solução, recobertas por ligantes (moléculas que se ligam à superfície das partículas) e podem ser manipuladas posteriormente para sua inclusão em uma matriz, endereçamento em um substrato ou formação de arranjos uni-, bi-, ou tridimensionais. As propriedades individuais e coletivas podem ser modificadas quase que independentemente, pelo controle do caroço inorgânico e distribuição espacial das partículas, respectivamente. Este projeto tem como objetivo, a síntese de nanopartículas metálicas simples (ex.: Au, Ag, Co) ou híbridas (formadas por dois metais, como ligas, partículas casca-caroço), etc., caracterização de propriedades individuais (estruturais, magnéticas, óticas), formação de arranjos auto-organizados (filmes finos de nanopartículas) e formação de agregados em solução utilizando moléculas biológicas. Além da busca do conhecimento e controle de nanossistemas, esse projeto tem como objetivo implementar a metodologia e infraestrutura básica geral, para permitir a geração e estudo de diferentes tipos de nanossistemas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MICHEEL, C. M.; ZANCHET, D.; ALIVISATOS, A. PAUL. Correlation analysis of TEM images of nanocrystal molecules. Langmuir, v. 24, n. 18, p. 10084-10088, . (01/07715-8)