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Identificação de derivadas de estabilidade e controle de aeronaves via filtragem não-linear e otimização estocástíca: algoritmos e aplicações a dados de ensaio em voo

Processo: 01/08753-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Parceria para Inovação Tecnológica - PITE
Vigência: 01 de janeiro de 2002 - 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Luiz Carlos Sandoval Góes
Beneficiário:Luiz Carlos Sandoval Góes
Instituição-sede: Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Empresa: Empresa Brasileira Aeronáutica S/A (EMBRAER)
Município: São José dos Campos
Assunto(s):Voo (engenharia de aeronaves)  Otimização estocástica  Métodos numéricos 

Resumo

Este projeto permitiu a completa modelagem dinâmica, isto é, a determinação dos parâmetros dinâmicos e das derivadas aerodinâmicas e de controle de aeronaves a partir de ensaios em voo. A Embraer utiliza atualmente técnicas estáticas para a determinação desses parâmetros, o que não permite identificar modelos completos e exige o uso de dados teóricos, de ensaios em túnel, e ainda o exaustivo ajuste manual por tentativa e erro. Com o domínio das modernas técnicas de identificação de sistemas dinâmicos, a empresa poderá dispor de dados mais representativos das aeronaves, o que economizará tempo e permitirá reduzir o seu ciclo de desenvolvimento, notadamente no que diz respeito aos sistemas de controle, como piloto automático, amortecedor de derrapagem (Yaw Damper) e outros sistemas de aumento de estabilidade. Este projeto foi direcionado à aplicação de novos métodos numéricos, algoritmos e técnicas experimentais de ensaio em voo para aumentar a produtividade e confiabilidade dos ensaios de modelagem dinâmica e aerodinâmica de aeronaves a jato de asa fixa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o auxílio::
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