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Análise do escoamento turbulento em meios porosos descontínuos

Processo: 00/10948-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de março de 2001
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Fenômenos de Transportes
Pesquisador responsável:Marcos Heinzelmann Junqueira Pedras
Beneficiário:Marcos Heinzelmann Junqueira Pedras
Instituição Sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Fenômenos de transporte  Transporte de quantidade de movimento  Escoamento  Sistemas híbridos  Método dos volumes finitos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Coordenadas Generalizadas | Equacoes Macroscopias | Meios Hibridos | Meios Porosos | Turbulencia | Volumes Finitos
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_467_317_317.pdf

Resumo

Este projeto busca a capacitação na análise de escoamentos turbulentos em meios hídricos (meio poroso em conjunto com o meio limpo). Este tipo de configuração ocorre em várias situações práticas na Engenharia como no acoplamento reservatório e o poço (na Engenharia de petróleo), em escoamentos sobre florestas, plantações e cidades, em reatores catalíticos, etc.. Até o presente momento, parece não haver na literatura modelos de turbulência e metodologias de cálculo consolidados no que se concerne ao tratamento de tais configurações. As equações macroscópicas governantes (continuidade, momentum, energia e espécies) serão obtidas através da média temporal e volumétrica das equações microscópicas governantes. Este processo será feito utilizando-se o conceito de dupla decomposição temporal e espacial em conjunto com o teorema da média volumétrica local. As equações macroscópicas serão, então, discretizadas e introduzidas em um código computacional bidimensional em coordenadas generalizadas. Através deste código as equações macroscópicas, juntamente com o modelo macroscópico de turbulência, serão ajustadas para várias configurações de meios porosos. Com o ferramental numérico desenvolvido e ajustado, será simulado o escoamento em vários sistemas híbridos, com a posterior análise dos mesmos. (AU)

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