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Controle ativo da resposta aeroelástica em uma asa inteligente

Processo: 97/13323-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Estruturas Aeroespaciais
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:Flávio Donizeti Marques
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):01/03960-8 - Controle ativo do amortecimento estrutural em uma asa inteligente via fluidos reológicos, BP.DR
98/04918-0 - Controle ativo da resposta aeroelástica em uma asa inteligente, BP.JP
Assunto(s):Aeroelasticidade de aeronaves  Estrutura de aeronaves  Redes neurais  Fuzzy (inteligência artificial)  Pizoeletricidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aeroelasticidade | Atuadores Piezoeletricos | Controle Nao Linear | Estruturas Inteligentes | Logica Fuzzy | Redes Neurais
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_395_278_279.pdf

Resumo

O projeto de pesquisa tem como propósito o desenvolvimento de um modelo aeroelástico em túnel de vento de uma asa inteligente. Como asa inteligente entende-se uma asa cuja estrutura apresenta sensores e atuadores incorporados de forma que a resposta dinâmica seja controlada. A base para aplicação do sistema de controle ativo é a utilização de cerâmicas piezoelétricas, como parte integrante da estrutura primária da asa, e as técnicas de rede neural e lógica fuzzy, para estabelecer a lei de realimentação visando à anulação de instabilidades aeroelásticas. O projeto tenta trazer tecnologia de ponta aproveitando-se de uma infraestrutura básica já existente no Laboratório de Aeronaves do Departamento de Engenharia Mecânica da EESC/USP, visando avanços no ensino e pesquisa em Aeroelasticidade. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
F. D. MARQUES; J. ANDERSON. Non-Linear Unsteady Aerodynamic Response Approximation Using Multi-Layer Functionals. Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences, v. 24, n. 1, p. 32-39, . (97/13323-8)