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Estudo experimental em controle aeroelástico difuso via atuadores piezelétricos

Processo: 13/10117-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 30 de novembro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial
Pesquisador responsável:Flávio Donizeti Marques
Beneficiário:Natália Cristina Gomes de Paula
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Aeronáutica   Aeroelasticidade   Atuadores piezelétricos   Vibrações mecânicas   Aeronaves   Modelos matemáticos   Estudos experimentais

Resumo

As estruturas aeronáuticas estão sujeitas a fenômenos aeroelásticos indesejáveis que acarretam a perda de desempenho da aeronave, a instabilidade ou falha de componentes estruturais. Esses problemas tornaram-se ainda mais proeminentes com o desenvolvimento de novos materiais, mais flexíveis, e na medida em que impedem a utilização de configurações mais leves, alongadas e eficientes. Nas últimas décadas, destacaram-se pesquisas para o desenvolvimento de soluções ativas para eliminar ou retardar vibrações aeroelásticas e fenômenos como o flutter, em que a investigação experimental esteve extensamente presente. Entre elas, estão as estruturas inteligentes, nas quais estão incorporados os sensores e atuadores, integrados a um sistema de controle. Com isso, torna-se possível adaptar a estrutura a diferentes regimes de operação. O objetivo desse projeto de pesquisa é estudar o controle da resposta aeroelástica de uma seção típica de dois graus de liberdade com atuadores piezelétricos incorporados à suspensão elástica. A lei de controle será baseada na lógica difusa (fuzzy), cujos parâmetros serão determinados a partir de modelos matemáticos simplificados e das medições de vibrações aeroelásticas em túnel de vento.

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