Busca avançada
Ano de início
Entree

Lygia Pape: espaços de ruptura

Processo: 09/01633-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Artes Plásticas
Pesquisador responsável:Fábio Lopes de Souza Santos
Beneficiário:Fábio Lopes de Souza Santos
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Neoconcretismo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arte Brasileira Contemporânea | arte e espaço urbano | Lygia Pape | neoconcretismo | Interface arte e cidade

Resumo

O presente trabalho lança luz sobre a trajetória de Lygia Pape (1927-2004), artistaexperimental que atuou em diversas linguagens e suportes. Pautando a análise de suaprodução pela relação com o contexto urbano no qual se inseria, enfocamos trêsmomentos e conjuntos de obras: o primeiro, parte do amplo "projeto culturalmoderno", inclui as obras concretas e neoconcretas, como as xilogravuras "Tecelares"(1955-1959), o roteiro para um filme sobre Brasília (1959), o "Livro da criação" (1959) e"Balés neoconcretos" (1958-1959); o segundo, de crise do anterior conceito de projeto,contempla as obras participativas como "Ovo" (1968), "Divisor" (1968) e "Roda dosprazeres" (1968) e o terceiro, cronologicamente mais recente, no qual Lygia, menospropositora e mais crítica, evidencia características de uma cidade já permeada poroutros discursos e práticas culturais, analisa obras como o projeto "Eat me: a gula ou aluxúria?" (1976) e os filmes "Wampirou" (1974) e "Carnival in Rio" (1974). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)