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Teatro Político e Contestação no Mundo Globalizado: o Bread and Puppet Theater na Sociedade de Consumo

Processo: 09/08936-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Mayumi Denise Senoi Ilari Defina
Beneficiário:Mayumi Denise Senoi Ilari Defina
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Teatro de animação  Teatro político 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Teatro de Animação | teatro norte-americano contemporâneo | teatro político | Teatro norte-americano

Resumo

Criado na cidade de Nova Iorque no início dos anos sessenta, o Bread & Puppet Theater estabeleceu-se em meio à vanguarda artística norte-americana do século XX, tornando-se célebre nas apresentações e paradas de rua em protesto contra a guerra do Vietnã. Quatro décadas de teatro mais tarde, em plena guerra no Iraque, o grupo dirigido por Peter Schumann, agora radicado em Vermont, prossegue com seu teatro de papel-maché, em protesto contra os impérios vis e injustos do mundo globalizado. Esta pesquisa compara o espetáculo Portões do Inferno, último "Circo de Ressurreição Doméstica" (1998), espetáculo anual apresentado a dezenas de milhares de pessoas, a O Mundo de Pernas para o Ar, uma nova versão do Circo - "Circo de Insurreição do Primeiro Mundo" (2004), analisando relações entre forma e história. Observaremos que, em nossa atual civilização, fundada na lógica da mercadoria, na comercialização da arte, na espetacularização da vida (no sentido debordiano), e no embrutecido e fragmentário deslumbramento pós-moderno frente aos mesmos paradigmas exaltados como inovações (ou no esmaecimento do afeto, na expressão de Jameson), o teatro histórico, épico e dialético do Bread and Puppet segue resistindo efetivamente, na contramão da sociedade de consumo, na insurreição contra o mundo globalizado, a insurreição "da mente contra a supremacia do dinheiro e a insurreição de toda a alma do teatro de bonecos contra a estupidez do maravilhamento pós-moderno". (AU)

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