Busca avançada
Ano de início
Entree

I Simpósio sobre Ensino de Línguas e Ensino de Literatura: "Texturas do Saber"

Processo: 10/15379-7
Modalidade de apoio:Auxílio Organização - Reunião Científica
Data de Início da vigência: 22 de novembro de 2010
Data de Término da vigência: 25 de novembro de 2010
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Antonia Granville
Beneficiário:Maria Antonia Granville
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Formação de professores  Ensino de língua estrangeira  Ensino de literatura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino de Línguas | Ensino de literatura | formação de professores | Ensino de Línguas e Ensino de Literatura

Resumo

O I Simpósio sobre Ensino de Línguas (Materna /Estrangeiras) e Ensino de Literatura, a ser realizado neste Instituto, no período de 22 a 25 de novembro de 2010, impõe-se como uma necessidade para refletir-se, com alunos de Cursos de Licenciatura em Letras, tanto com os desta Instituição como com os e outras presentes em São José do Rio Preto e região, e com professores da rede de ensino básico, os principais problemas e desafios do ensino de línguas e do ensino de literatura na escola de nível fundamental e médio. Sabe-se que as dificuldades são inúmeras e diversificadas quanto à natureza específica de cada uma, e um número expressivo dessas tem alguma implicação com a formação inicial e contínua de profissionais de educação básica que ministram aulas em escolas da rede pública e/ou particular. Sabe-se, também, que práticas docentes obsoletas e sem nenhum significado para o aluno do ensino fundamental/médio da atualidade concorrem para que se agrave ainda mais essa situação caracterizada pela falta de motivação dos aprendizes para o estudo da língua e suas literaturas e para a leitura do texto ou da obra literária. Somem-se a essa as condições de trabalho dos professores em geral principalmente os da escola pública, e o fato de que, em nível médio, um mesmo profissional de ensino tem de "dar conta" do trabalho com língua materna e com literatura, para o quadro descrito complicar-se ainda mais. Dessa forma, um grupo de docentes-formadores desta Universidade decidiu-se por organizar o Simpósio aqui proposto, com vistas a discutir com o público-alvo, por meio de conferências, mesas-redondas e palestras programadas, os principais problemas e desafios da formação de professores de línguas/literatura e do ensino destas disciplinas na escola básica, bem como as possibilidades e alternativas para a melhoria desse ensino. Para isso, foram convidados colegas de Universidades estaduais e federais, especialistas no tema, que se dispuseram a dialogar conosco e (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)