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Desenvolvimento de um processo para vulcanizar dez pneus a quente simultaneamente, pesquisa dos parâmetros da curva de aquecimento durante o processo de vulcanização para pneus recapados, com automação da máquina

Processo: 03/07997-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:José Eugênio Ganade
Beneficiário:José Eugênio Ganade
Empresa:Camelback Comércio de Pneus de Santos Ltda. - ME
Município: Santos
Auxílio(s) vinculado(s):11/51070-3 - Camelvulk: controle de vulcanização em tempo real, AP.PIPE3
11/52023-9 - Camelvulk: controle de vulcanização em tempo real. (FINEP), AP.PIPE3
Bolsa(s) vinculada(s):04/13287-7 - Desenvolvimento de um processo para recapar 10 pneus a quente simultaneamente com desenvolvimento de pesquisa da curva de vulcanização, BP.PIPE
Assunto(s):Vulcanização 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Automacao | Camelback | Controle | Pneu | Vapor | Vulcanizacao

Resumo

A observação da ineficiência de um projeto com mais de 40 anos sem inovações e a constatação de constantes reclamações de clientes por garantia de um produto reformado que muitas vezes durava apenas alguns dias, levaram a empresa à decisão de desenvolver novas metodologias para aperfeiçoar o processo de vulcanização de pneus. Este projeto tem por objetivo construir um equipamento para vulcanizar a quente dez pneus simultaneamente e introduzir um sistema de controle da vulcanização por meio do monitoramento da curva de aquecimento do camelbak, com automação do equipamento. Com isso, diminui-se a intervenção dos operadores durante o processo e garante-se a qualidade do produto final, uma vez que o software desenvolvido acompanha toda a operação, corrigindo a temperatura e o tempo de vulcanização necessários para garantir a uniformidade do pneu reformado. Desenvolveu-se um sistema de supressão dos acessórios, que são utilizados durante o processo convencional, fazendo com que todos os dez pneus reformados mantenham a mesma pressão interna por meio de vedação. Assim, faz-se da união dos pneus uma única câmara de pressão, que é controlada juntamente com a vulcanização e mantida estável durante todo o processo de reforma. (AU)

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