Busca avançada
Ano de início
Entree

A gestão das micros e pequenas empresas na percepção de seus proprietários e gestores: estratégias, estruturas e competências organizacionais

Processo: 11/50223-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Empresas
Pesquisador responsável:Djair Picchiai
Beneficiário:Djair Picchiai
Instituição Sede: Centro Universitário Campo Limpo Paulista (UNIFACCAMP). Campo Limpo Paulista , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):12/03365-7 - Gestão das micro e pequenas empresas., BP.TT
Assunto(s):Microempresas  Pequenas e médias empresas  Estratégia organizacional  Estrutura organizacional  Competência organizacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Areas Funcionais | Competencias | Estrategias | Estruturas | Gestao | Praticas

Resumo

Nosso objetivo é analisar a dinâmica das micros e pequenas empresas, na faixa de 10 a 100 funcionários, que utilizam recursos financeiros, humanos e tecnológicos em suas atividades. São empresas prestadoras de serviços e produtoras de bens, de uma determinada região que atenda um bom número de clientes. Utilizar-se-á uma amostra que seja significativa em número, sendo a mesma por conveniência, dispostas a prestar informações, estimando-se em 32 empresas já levantadas. Estudar-se-á a aplicação de conceitos de estratégia, estrutura e competências organizacionais necessárias ao desempenho das micros e pequenas empresas. Verificar-se-á o alinhamento, consistência e coerência entre eles. Analisar-se-á o desenho organizacional, a caracterização do quadro de pessoal, o processo produtivo, a estrutura comercial e tecnológica, a priori, estes como fatores determinantes das estratégias utilizadas e das competências organizacionais de cada uma das empresas. Trata-se de um estudo de uma amostra relevante e significativa para a região. Procurar-se-á um segmento de organizações prestadoras de serviços e de produção de bens da região de Campo Limpo Paulista. Encontra-se alguns desafios na definição de competências organizacionais necessárias no arranjo dos recursos e na definição das estratégias do negócio. São empresas que procuram trabalhar com profissionais qualificados e oferecem serviços e produtos de boa qualidade na percepção de seus funcionários e que atendam, também, as expectativas de seus clientes. Procurar-se-á encontrar as possíveis características peculiares em gestão das empresas da região, que sofrem influência econômica, política e social de São Paulo e Campinas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)