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Intervenção focada na família: impactos no desenvolvimento de crianças pré-escolares com necessidades educacionais especiais

Processo: 11/50928-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2011
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Acordo de Cooperação: Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Pesquisador responsável:Fabiana Cia
Beneficiário:Fabiana Cia
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial  Pré-escolar  Desenvolvimento infantil  Família 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Consultoria Colaborativa | Desenvolvimento Infantil | Educacao Especial | Familia | Intervencaoprecoce | Pre Escolares

Resumo

Considerando a importância da participação das famílias nos programas de intervenção precoce, o presente projeto tem por objetivos: (a) avaliar a eficácia de um programa de intervenção com pais de crianças com NEE, baseado no modelo de consultoria colaborativa, sobre os recursos, o nível de estresse, as necessidades, a adequação da estimulação, o nível de empoderamento dos pais e o desenvolvimento dos filhos e (b) relacionar as variáveis familiares com o desenvolvimento infantil. Serão participantes da pesquisa aproximadamente 20 pais e/ou mães e/ou responsáveis e seus filhos com necessidades educacionais especiais, na faixa etária de um a três anos. O contato com os pais ocorrerá em instituições de ensino especial e nas pré-escolas municipais. O programa de intervenção terá aproximadamente 12 sessões semanais, de 120 minutos de duração, sendo estruturado em duas partes: (a) práticas parentais e desenvolvimento infantil e (b) temáticas de interesse dos pais. Todas as sessões serão filmadas. Para responder aos objetivos, antes e após o programa de intervenção, os pais responderão aos seguintes instrumentos: Questionário de recursos e estresse, Questionário sobre as necessidades das famílias, Inventário EC-Home, Escala de empoderamento familiar e as crianças, por sua vez, serão avaliadas pelo Inventário Portage Operacionalizado. Com os dados qualitativos obtidos pelas filmagens, serão feitas análises de conteúdo. Para comparar os resultados no pré-teste e no pós-teste será utilizado o teste de MANOVA e para investigar a relação entre as variáveis parentais e das crianças será utilizado o teste de correlação de Pearson. (AU)

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