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Feminino e plural: percursos e projetos de arquitetas

Processo: 11/23260-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2012
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Ana Gabriela Godinho Lima
Beneficiário:Ana Gabriela Godinho Lima
Instituição Sede: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Projeto de arquitetura  Design 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura | Design | Gênero | Practice Based Research | Projeto | Estudos de Gênero

Resumo

No âmbito nacional da pesquisa acadêmica, as relações de gênero não se configuram ainda como categoria reconhecida e dotada de credibilidade como categoria útil de análise de projeto de arquitetura. Os estudos sobre gênero em arquitetura no Brasil ainda dedicam-se predominantemente a explorar aspectos relacionados ao comportamento feminino das arquitetas, ou seus papéis sociais (como profissionais, mães, esposas, etc.), e as dificuldades a eles interentes. Análises projetuais aprofundadas que levem em conta a perspectiva de gênero não vêm sendo empreendidas. Por essa razão, parte da problemática à qual este projeto se dedica refere-se ao papel da prática projetual e seus instrumentos na construção do conhecimento acadêmico. Os objetivos desta pesquisa são: 1.)A construção de argumentos acadêmicos, com base em sólido referencial teórico, que ajudem a caracterizar os estudos de gênero como categoria útil de análise acadêmica de projeto de arquitetura; 2.) Refletir sobre a prática projetual das arquitetas e, por meio de entrevistas e depoimentos, sobre os discursos que estas protagonistas constróem a respeito de seu trabalho; 3.)Finalmente, contribuir para o atual debate sobre a validade do projeto arquitetônico e seus instrumentos na construção e comunicação do conhecimento acadêmico. Os métodos a serem utilizados são a seguir listados, de acordo com as denominações de Borden e Ray (2009): 1.) abordagem empírica; 2.) análise iconográfica ou iconológica, 3.) análise histórico-social e 4.) Estudos Interdisciplinares - este último envolve o emprego da perspectiva de gênero, bem como as análises visuais. Esta pesquisa será conduzida tendo em vista a experiência da pesquisadora líder em pesquisas acadêmicas em estudos de gênero em arquitetura e prática projetual na pesquisa acadêmica. (AU)

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