Busca avançada
Ano de início
Entree

Problemas de dimensionamento de lotes: integrações e métodos de solução

Processo: 11/22647-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de junho de 2012 - 31 de maio de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Silvio Alexandre de Araujo
Beneficiário:Silvio Alexandre de Araujo
Instituição-sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Pesq. associados:Maria Do Socorro Nogueira Rangel
Assunto(s):Dimensionamento de lotes 

Resumo

Em 2007 o proponente começou a desenvolver projetos de pesquisa financiados na área de dimensionamento de lotes integrados a outros problemas de otimização do sistema de produção. Várias contribuições foram feitas pelo proponente envolvendo a integração do problema de dimensionamento de lotes com o problema de sequenciamento, com o problema de corte e empacotamento e com decisões relativas ao transporte dos itens produzidos. Em geral, tais contribuições apresentam métodos heurísticos de solução específicos para cada problema estudado. Seguindo o planejamento dos projetos supracitados, com o intuito de estudar métodos de solução, o proponente realizou o pós-doutorado com o Professor Zeger Degraeve na London Business School com financiamento de Fapesp. Na oportunidade conheceu também o Professor Raf Jans do Department of Logistics and Operations Management/HEC Montréal. Os professores Zeger Degraeve e Raf Jans têm várias publicações tanto em problemas de dimensionamento de lotes integrados, quanto no desenvolvimento de métodos de solução para o problema de dimensionamento de lotes. Tais métodos envolvem reformulações e relaxação Langrangiana combinada (ou não) com geração de colunas. No presente projeto deve-se dar continuidade aos projetos de pesquisa desenvolvidos, bem como, aos estudos realizados durante o pós-doutorado. Para tanto deve-se continuar estudando problemas de dimensionamento de lotes integrados ampliando os estudos de modelos e métodos de otimização inteira aplicados a diversos setores industriais. O objetivo é propor e avaliar a eficiência de modelos matemáticos que combinem diversos aspectos do planejamento da produção. Quanto aos métodos de solução estudados durante o pós-doutorado, deve-se dar continuidade aos estudos relativos a aplicação desses métodos ao problema de dimensionamento de lotes. Além disso, pretende-se iniciar os estudos para a aplicação desses métodos a diferentes extensões do problema clássico de dimensionamento de lotes, tais como, o caso em que se têm máquinas paralelas; o caso em que se tem várias plantas, bem como, problemas de dimensionamento de lotes integrados, com ênfase maior ao problema de dimensionamento de lotes integrado ao problema de corte e empacotamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FIOROTTO, DIEGO JACINTO; DE ARAUJO, SILVIO ALEXANDRE; JANS, RAF. Hybrid methods for lot sizing on parallel machines. Computers & Operations Research, v. 63, p. 136-148, NOV 2015. Citações Web of Science: 9.
FIOROTTO, DIEGO JACINTO; DE ARAUJO, SILVIO ALEXANDRE. Reformulation and a Lagrangian heuristic for lot sizing problem on parallel machines. ANNALS OF OPERATIONS RESEARCH, v. 217, n. 1, p. 213-231, JUN 2014. Citações Web of Science: 10.
G.M. MELEGA; D.J. FIOROTTO; S.A. DE ARAUJO. Formulações fortes para o problema de dimensionamento de lotes com várias plantas. TEMA (São Carlos), v. 14, n. 3, p. -, Dez. 2013.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.