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A aquisição das relações de co-referência em português brasileiro: estudo experimental

Processo: 07/03624-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Psicolinguística
Pesquisador responsável:Elaine Bicudo Grolla
Beneficiário:Elaine Bicudo Grolla
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):11/20407-2 - A aquisição das relações de co-referência em português brasileiro: estudo experimental, BP.IC
11/20405-0 - A aquisição das relações de co-referência em Português Brasileiro: estudo experimental, BP.IC
10/18356-8 - A aquisição das relações de co-referência em Português Brasileiro: estudo experimental, BP.IC
+ mais bolsas vinculadas 09/13734-7 - "A aquisição dos princípios da teoria de ligação em português brasileiro", BP.IC
08/06579-2 - A aquisição das relações de co-referência em Português Brasileiro: estudo experimental, BP.IC
08/06677-4 - A aquisição das relações de co-referência em português brasileiro: estudo experimental, BP.IC - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Aquisição da linguagem 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aquisição de sintaxe | Metodologia Experimental | Tarefa de julgamento de valor de verdade | Teoria de Ligação | Aquisição da Linguagem
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Investindo...pesquisadores_378_265_266.pdf

Resumo

A pesquisa aqui proposta pretende investigar a aquisição das relações de co-referência intra-sentenciais em português brasileiro, adotando o arcabouço teórico da Teoria de Princípios e Parâmetros. Nesta teoria, as relações de co-referência são reguladas em parte pelos princípios A, B e C da Teoria de Ligação. Além disso, reformulações na teoria propõem que uma regra pragmática, chamada de Regra I, também seria responsável por licenciar alguns casos especiais de co-referência. Estudos nas mais diversas línguas mostram um comportamento não adulto das crianças quando alguns tipos de sentenças com pronomes são testadas. Para explicar esse comportamento, duas teorias foram propostas, uma que propõe que as crianças demoram algum tempo para adquirir a Regra I e outra que propõe que a Regra I exige a realização de computações que somente adultos com uma capacidade de memória de trabalho maior podem realizar. Propomos então comparar essas duas hipóteses, investigando o comportamento de crianças adquirindo o português brasileiro como língua materna, através de uma bateria de estudos experimentais. Esta investigação trará dados inéditos na literatura internacional, já que são inexistentes estudos confrontando diretamente as duas propostas. Além disso, tal investigação nos dará uma visão geral de como se desenvolvem as relações de co-referência em português, o que indubitavelmente trará contribuições para o estudo da língua adulta. (AU)

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