Busca avançada
Ano de início
Entree

Software de gestão estratégica do conhecimento

Processo: 03/13217-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Sistemas de Computação
Pesquisador responsável:Valter Francisco Arruda Alves
Beneficiário:Valter Francisco Arruda Alves
Empresa:Invernire Internacional Informática Ltda
Município: Barueri
Bolsa(s) vinculada(s):06/51583-2 - Software de gestão estratégica do conhecimento, BP.TT
06/51675-4 - Software de gestão estratégica do conhecimento, BP.TT
06/51186-3 - Software de gestão estratégica do conhecimento, BP.PIPE
05/50240-1 - Software de gestão estratégica do conhecimento, BP.TT
Assunto(s):Administração estratégica  Gestão do conhecimento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto-Aprendizagem | Estrategia Empresarial | Gestao Do Conhecimento

Resumo

O objetivo deste projeto é demonstrar a viabilidade de produção de um software de gestão estratégica do conhecimento dentro de uma filosofia educacional e empresarial. Há no mercado softwares de custo elevado utilizados na gestão do conhecimento centrados na tecnologia da informação, no sistema de informações gerenciais ou na criação de portais corporativos. Nenhum desses produtos tem como ponto de partida a estratégia das empresas e o processo de conversão do conhecimento, isto é, a criação, a codificação, o armazenamento, a difusão e a aplicação do conhecimento. O software aqui proposto caracteriza-se como um recurso de aprendizagem. Nesse produto estarão disponíveis, na forma de templates, mapas conceituais, textos e casos reais: 1) modelos de gestão estratégica, como análise de cenários e identificação de pontos fortes e fracos da organização; 2) processos de conversão do conhecimento de tácito para explícito (e vice-versa), como a socialização, a externalização, a internalização e a combinação; e 3) etapas do processo de aprendizagem, como a experiência concreta, a reflexão sobre o vivenciado, a formação de conceitos e a aplicação do aprendizado a novas situações, tomando como referência o modelo desenvolvido por David Kolb. Esses processos de negócios e modelos de aprendizagem e conhecimento serão integrados de forma prática e em linguagem acessível aos usuários. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)