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Lidia Ruiz Moreno | Facultad de Ciencias Médicas/Universidad Nacional de Córdoba - Argentina

Processo: 99/09236-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 1999
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Nildo Alves Batista
Beneficiário:Nildo Alves Batista
Pesquisador visitante: Lidia Ruiz Moreno
Instituição do Pesquisador Visitante: Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação médica  Avaliação da aprendizagem  Formação de professores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto-Avaliacao | Avaliacao | Competencias | Educacao Medica | Ensino Em Saude | Formacao Docente

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo o desenvolvimento e avaliação de uma experiência de formação didático-pedagógica de docentes de graduação do curso médico. Fundamentada numa concepção de formação como uma trajetória complexa e múltipla, entendendo que ser professor de medicina constitui um processo de educação permanente, a presente investigação privilegia a reflexão da função docente centrada nas experiências vivenciadas no cotidiano profissional. Concebida como uma pesquisa-ação, a coleta de dados ocorrerá durante o desenvolvimento de uma experiência de formação envolvendo professores de pediatria de 5 escolas médicas paulistas, através de momentos de concentração e dispersão. Os três momentos de concentração projetados constituir-se-ão de atividades que partam, sempre, da vivência dos participantes e desdobrem o aprofundamento teórico necessário para práticas pedagógicas transformadoras. Os momentos de dispersão, nos quais os alunos continuarão inseridos em suas atividades docentes cotidianas, caracterizar-se-ão por uma perspectiva de educação à distância, com vistas a configurar uma rede de troca de saberes e experiências, com os participantes tendo disponíveis mecanismos de interação com os docentes coordenadores do curso e com seus colegas. Tais mecanismos envolvem comunicação via e-mail, fax, internet, entre outros. O material empírico será sistematizado e proceder-se-á uma análise de conteúdo, estabelecendo as articulações entre os dados obtidos e os referenciais teóricos com a finalidade de atingir os objetivos desta investigação. (AU)

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