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O efeito retroativo dos exames vestibulares de língua inglesa da UNICAMP no ensino de inglês de segundo grau de escolas públicas e particulares de Campinas

Processo: 95/06551-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 1996
Data de Término da vigência: 30 de abril de 1998
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Beneficiário:Matilde Virginia Ricardi Scaramucci
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ensino de língua estrangeira  Língua inglesa  Avaliação da aprendizagem  Vestibular  Escola particular  Escola pública  Campinas (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Avaliacao | Efeito Retroativo | Ensino | Metodologia

Resumo

Esta pesquisa relaciona ensino e avaliação, na medida em que busca Investigar o efeito retroativo dos exames vestibulares em língua inglesa da UNICAMP no ensino de inglês no segundo grau de escolas de Campinas. Apesar de o conceito de efeito retroativo ser bastante corrente em avaliação e Lingüística Aplicada em geral, não há dados empíricos que o caracterizem nem que comprovem sua influência. Embora o efeito de um exame possa, em princípio, ser observado no ensino, na aprendizagem, assim como nas atitudes com relação ao ensino e aprendizagem daqueles envolvidos (professores, alunos, etc.), no caso específico desta pesquisa se restringirá ao ensino, mais especificamente, em termos do conteúdo e método utilizado pelo professor. A metodologia do estudo envolverá a análise das propostas do exame/exames propriamente ditos assim como a proposta curricular de inglês do Estado de SP, num primeiro momento, e entrevistas com professores e coordenadores de área e observação em sala de aula, num segundo. São esperadas principalmente contribuições teóricas, ou seja, um melhor entendimento do conceito de efeito retroativo para que possa ser utilizado de maneira mais eficiente e realista em situações de ensino/avaliação/formação de professores. (AU)

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