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Formar professores de linguas para incluir em contextos de diversidade excludente.

Processo: 09/53648-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2010
Vigência (Término): 09 de outubro de 2010
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Linguística Aplicada
Pesquisador responsável:Kanavillil Rajagopalan
Beneficiário:Sueli Salles Fidalgo
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação inclusiva   Ensino de língua estrangeira   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Inclusiva | Ensino De Linguas | Formacao De Professores | Linguagem Inclusiva

Resumo

Inserido em um paradigma crítico de formação de professores de língua e de ensino-aprendizagem de língua inglesa, o presente projeto visa intervir, colaborativamente, em cenários educacionais de maneira a buscar estratégias que levem à formação crítica, em primeiro lugar, de professores, mas, por extensão, de alunos também. Tal intervenção, que se dará pela análise (por todos participantes) das práticas de linguagem que encontramos nas escolas, verificará até que ponto as ações dos profissionais (colaborativamente organizadas em forma de elaboração de materiais para alunos com necessidades especiais) pode levar a uma emancipação dos sujeitos ou, contrariamente, à manutenção do atual assujeitamento dos mesmos. Feita essa análise, outras ações serão planejadas e tomadas, sempre colaborativamente, com o grupo envolvido (equipe da escola e equipe da universidade), e o processo acima - de elaboração de material e avaliação - repetido. Trata-se de um trabalho cujo arcabouço teórico está centrado na teoria sócio-histórico-cultural (Vygotsky, 1930 e 1934) e na discussão do papel da linguagem - em suas acepções monológica e dialógica (Bakhtin/Volochinov, 1929). Em termos metodológicos, esta é uma pesquisa crítica de colaboração (Magalhães, 2006), já que pressupõe uma ação conjunta entre educadores e pesquisadores para a transformação do estado de exclusão com que os alunos vivenciam as aulas de inglês na escola regular. (AU)

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