Busca avançada
Ano de início
Entree

Michel Kleitz | Conseil National de la Recherche Scientifique - França

Processo: 11/51786-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 14 de março de 2012
Data de Término da vigência: 12 de abril de 2012
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Eliana Navarro dos Santos Muccillo
Beneficiário:Eliana Navarro dos Santos Muccillo
Pesquisador visitante: Michel Kleitz
Instituição do Pesquisador Visitante: Université de Grenoble, França
Instituição Sede: Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Eletrólitos  Intercâmbio de pesquisadores  Colaboração científica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Eletrolitos Solidos | Fenomenos Intergranulares

Resumo

Será realizado estudo de utilização da técnica “Flash Grain Welding”, FGW, em condutores protônicos à base de zirconato de bário sintetizados por diferentes métodos: método convencional de mistura de óxidos e por pirólise por aspersão (“spray pyrolysis”). O principal objetivo será verificar a influência da homogeneidade da microestrutura a verde no sucesso da técnica FGW tanto para a densificação dos compactos, quanto para a redução na resistividade elétrica do material sinterizado. Os compactos serão preparados por compactação uniaxial seguida de isostática a frio, e serão submetidos, a uma temperatura específica, à aplicação de campo elétrico AC a 1000 Hz com intensidade variável. Os resultados serão avaliados por meio de medidas elétricas de espectroscopia de impedância (avaliação da resistividade intergranular), por microscopia eletrônica de varredura (análise morfológica) e densidade aparente (avaliação da densificação). Espera-se obter um entendimento desta técnica tal que possa ser aplicada em outras cerâmicas condutoras com sucesso, ou seja, permita obter amostras densas a temperaturas inferiores às usuais e reduzir a resistividade intergranular por meio de melhoria no transporte de massa através dos contornos de grão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)