Busca avançada
Ano de início
Entree

Trabalho informal e acidentes do trabalho em Piracicaba

Processo: 00/13719-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa em Políticas Públicas
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Epidemiologia
Pesquisador responsável:Ricardo Carlos Cordeiro
Beneficiário:Ricardo Carlos Cordeiro
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Instituição parceira: Prefeitura Municipal de Piracicaba
Bolsa(s) vinculada(s):04/06888-4 - Trabalho informal e acidentes do trabalho em Piracicaba, BP.TT
03/13269-6 - Trabalho informal e acidentes do trabalho em Piracicaba, BP.TT
03/10473-1 - Trabalho informal e acidentes do trabalho em Piracicaba, BP.TT
+ mais bolsas vinculadas 03/10474-8 - Trabalho informal e acidentes do trabalho em Piracicaba, BP.TT
03/05556-5 - Trabalho informal e acidentes de trabalho em Piracicaba, BP.TT
03/05552-0 - Trabalho informal e acidentes de trabalho em Piracicaba, BP.TT
03/05554-2 - Trabalho informal e acidentes do trabalho em Piracicaba, BP.TT
03/05555-9 - Trabalho informal e acidentes do trabalho em Piracicaba, BP.TT
03/03281-9 - Trabalho informal e acidentes de trabalho em Piracicaba, BP.TT
03/03282-5 - Diagnóstico e controle de acidentes do trabalho em Piracicaba, BP.TT - menos bolsas vinculadas
Assunto(s):Trabalho informal  Acidentes de trabalho  Economia informal  Piracicaba (SP) 
Publicação FAPESP:https://media.fapesp.br/bv/uploads/pdfs/Pesquisa...publicas_161_130_130.pdf

Resumo

Os acidentes do trabalho constituem importantes problemas de saúde pública no Brasil, atingindo principalmente adultos jovens e causando elevado número de casos de invalidez e óbitos. Há fortes indícios de que a incidência de acidentes do trabalho oficialmente notificados ao Instituto Nacional de Seguridade Social esteja severamente subdimensionada, refletindo (e de maneira distorcida) apenas algo em torno de 1/5 dos acidentes de fato ocorridos. Este estudo caracteriza a real incidência de acidentes do trabalho em Piracicaba, dando ênfase para a superação da subnotificação entre os trabalhadores celetistas, e com especial atenção ao desvelamento do fenômeno na economia informal e entre os trabalhadores não protegidos pelo sistema de benefícios da previdência social. Com base nesse diagnóstico, serão elaboradas ações de vigilância e prevenção dos acidentes, dirigidas especialmente aos ambientes de trabalho e às ocupações onde se identificaram maiores riscos. O estudo será realizado no município de Piracicaba. Na primeira fase do estudo, os dados necessários serão obtidos por intermédio da realização de amostragem aleatória sistemática de conglomerados (domicílios residenciais) em setores censitários de baixa renda na zona urbana do município. Nos domicílios sorteados serão levantadas informações para a caracterização socioeconômica e ocupacional de todos os moradores maiores de 10 anos residentes no domicílio visitado, bem como a ocorrência de acidentes do trabalho entre eles nos últimos 90 dias. Os acidentes encontrados serão caracterizados quanto ao tipo, local de ocorrência, árvore de causas desencadeantes, lesões provocadas, dias de afastamento necessários para a recuperação, etc. Na primeira fase do estudo serão contemplados cerca de mil domicílios. Com os dados coletados serão traçados o perfil do trabalho informal no município, estimada a incidência real de acidentes do trabalho entre trabalhadores de baixa renda, sua distribuição segundo variáveis de interesse, bem como a magnitude do subregistro de acidentes neste setor na cidade. A partir desta caracterização, será elaborado um programa municipal de controle dos acidentes do trabalho, identificando-se empresas e setores da economia com maior risco, bem como tipos de acidentes mais frequentes a serem priorizados no programa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LIA THIEME OIKAWA ZANGIROLANI; RICARDO CORDEIRO; MARIA ANGÉLICA TAVARES DE MEDEIROS; CELSO STEPHAN. Topologia do risco de acidentes do trabalho em Piracicaba, SP. Revista de Saúde Pública, v. 42, n. 2, p. 287-293, . (00/13719-3)
CORDEIRO, RICARDO; VILELA, RODOLFO ANDRADE GOUVEIA; MEDEIROS, MARIA ANGÉLICA TAVARES DE; GONÇALVES, CLÁUDIA GIGLIO DE OLIVEIRA; BRAGANTINI, CLARICE APARECIDA; VAROLLA, ANTENOR J.; CELSO, STEPHAN. O sistema de vigilância de acidentes do trabalho de Piracicaba, São Paulo, Brasil. Cadernos de Saúde Pública, v. 21, n. 5, p. 1574-1583, . (00/13719-3)
MEDEIROS, MARIA ANGÉLICA TAVARES DE; CORDEIRO, RICARDO. Estado nutricional e práticas alimentares de trabalhadores acidentados. REVISTA DE NUTRICAO-BRAZILIAN JOURNAL OF NUTRITION, v. 20, n. 6, p. 589-602, . (00/13719-3)