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Desenvolvimento de um programa para a simulação da acústica de salas

Processo: 03/11465-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Programa Primeiros Projetos
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2004
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Civil - Construção Civil
Acordo de Cooperação: CNPq - Programa Primeiros Projetos
Pesquisador responsável:Márcio Henrique de Avelar Gomes
Beneficiário:Márcio Henrique de Avelar Gomes
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado à bolsa:03/02398-0 - Desenvolvimento de um programa para a simulacao da acustica de salas., BP.PD
Assunto(s):Projeto de arquitetura  Acústica arquitetônica  Som  Acústica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Acustica | Acustica Arquitetonica | Acustica De Salas | Acustica Geometrica | Auralizacao

Resumo

O projeto apresentado tem o objetivo de promover o desenvolvimento de um programa para a simulação da acústica de salas. Este programa deverá ser capaz de predizer a Resposta Impulsiva entre a fonte sonora e o receptor, assim como parâmetros acústicos frequentemente utilizados para a avaliação de salas (Tempo de Reverberação, Definição, Clareza e certos índices de inteligibilidade da fala, entre outros). Além disso, ele deverá também permitir que a acústica desta sala seja audível. Isto será possível através do módulo de "auralização". O programa será baseado na teoria acústica geométrica, adequada para situações em que o comprimento de onda sonora é menor do que as dimensões da sala. Três métodos para a obtenção das Respostas Impulsivas deverão ser implementados: 1) o Método do Traçado de Raios, 2) o Método das Fontes Virtuais e 3) o Método Híbrido. A última fase do projeto prevê a inclusão de um módulo que torna a acústica da sala audível. Isso é possível através da realização de uma operação de convolução entre a Resposta Impulsiva e um som gravado de forma anecóica (isto é, em condições de campo livre). O resultado final deste processamento dos sinais é, por exemplo, o som de um instrumento musical soando como se estivesse sendo tocado na sala "virtual". Este procedimento, conhecido como "Auralização" oferece inúmeras possibilidades de aplicação, desde o planejamento e execução de estudos psico-acústicos até a implementação da contra-partida acústica dos sistemas de realidade virtual. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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