Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo dos casos mieloma multiplo diagnosticados pela disciplina de hematologia da faculdade de medicina de botucatu - unesp no periodo de 1979 a 1999.

Processo: 00/05678-5
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2002
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Lígia Niéro de Melo
Beneficiário:Lígia Niéro de Melo
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Moléculas de adesão celular  Prognóstico  Mieloma múltiplo 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cd56 | Fatores Prognosticos | Mieloma Multiplo | Moleculas De Adesao

Resumo

Estabelecer correlação entre fatores prognósticos conhecidos, grau de infiltração de medula óssea por células do Mieloma Múltiplo (MM), presença do marcador CD56 na membrana dos plasmócitos tumorais e evolução clínica dos pacientes. Material e Métodos: serão selecionados todos os casos com diagnóstico compatível com MM no período de 1979 à 1999 bem como os dados de valor prognóstico obtidos inicialmente (beta2-micro globulina sérica, hemoglobina, cálcio sérico, dosagem de imunoglobulinas monoclonais e índice de proliferação plasmocitária). As biópsias de medula óssea (MO) referentes ao diagnóstico serão revistas e classificadas quanto ao padrão de infiltração neoplásica apresentado. Será realizada técnica de imunohistoquímica para identificação do marcador CD56 e para determinação do isotipo de imunoglobulina envolvido (kappa ou lambda) nos blocos de parafina das biópsias de medula óssea do diagnóstico. Será então verificada a possível correlação entre os dados obtidos e a evolução clínica dos pacientes em questão. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)