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O design universal no e-learning

Processo: 12/11007-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2012
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:José Dutra de Oliveira Neto
Beneficiário:José Dutra de Oliveira Neto
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Educação a distância  Design universal  Educação on-line  Ensino e aprendizagem  Material didático 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Design universal | e-learning | Educação a Distância

Resumo

O presente trabalho tem a pretensão de tornar efetivas ações inclusivas no Ensino Superior oferecido na modalidade a Distância no Brasil. Propõem a incorporação de três princípios do Design Universal para a aprendizagem (Utilização de múltiplos meios de representação do conteúdo; Utilização de diversos meios de ação e expressão; Oferecimento de diversas formas de engajamento) na elaboração e no processo de editoração do Material Didático e testa sua aplicabilidade e efetividade. O processo de implementação das estratégias é realizado por uma equipe multidisciplinar, sendo: 1ª Estratégia - (antes: texto para leitura) agregar locução com vozes masculina e feminina que permite ao usuário a possibilidade de optar pela leitura ou audição do conteúdo (também permite acesso pelo celular); 2ª Estratégia - (antes: videoaula comum: imagens e sons) disponibilização de videoaulas com legendas ambientadas (possibilitam a leitura dos sons por ouvintes que preferem ler e por pessoas com surdez); 3ª Estratégia - (antes: videoaula com apresentação em tempo constante) implementação de um software livre que permite o controle da velocidade de apresentação da videoaula (possibilita escolher o tempo que melhor se adapta à capacidade pessoal de percepção); 4ª Estratégia - (antes: participação escrita no Fórum) incorporação de um aplicativo que permite, à escolha do discente, interações diversificadas no Fórum, com as possibilidades de participações nas formas escrita, falada ou gravada com imagem e som. Salienta-se que as estratégias implementadas foram escolhidas de acordo com seu potencial inclusivo (para atender as diferentes preferências e especificidades do maior número possível de pessoas). Com a metodologia escolhida busca-se averiguar e mensurar o quanto as estratégias implementadas foram capazes de fomentar a motivação e a auto-eficácia para a aprendizagem. Os instrumentos utilizados são a Escala de Motivação Acadêmica (VALERAND et al., 1992; 1993) e a Escala de Auto-eficácia Acadêmica Percebida (DE SÁ, 2002; 2006) e a amostra é selecionada de acordo com os pressupostos do tipo probabilístico estratificado. Trata-se de uma proposta que busca alterar o paradigma de produção de materiais didáticos (um dos pilares utilizados para mediação do processo ensino-aprendizagem na EAD): diferente de fazer com que os alunos se adaptem aos recursos oferece opções e permitem que o recurso seja adaptado para as necessidades e/ou preferência dos discentes, proporcionando que se sintam motivados e auto-eficazes para aprender. Mais que permitir a participação o objetivo é possibilitar o sucesso de todos! (AU)

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