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Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais

Processo: 12/15510-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Publicações científicas - Livros no Brasil
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2012
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:José Luiz Aidar Prado
Beneficiário:José Luiz Aidar Prado
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biopolítica  Discurso  Meios de comunicação  Publicações de divulgação científica  Produção científica  Livros 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biopolítica | Convocação midiática | Discurso | dispositivos | Teoria das Mídias

Resumo

Esse livro estuda as convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais. Convocação é um conceito cuja "pré-história" está dada na interpelação althusseriana e na sociedade do espetáculo de Debord. Dispositivo é um conceito de Foucault, retomado por Agamben. As convocações são biopolíticas na medida em que os media e a publicidade convocam os destinatários a cuidar do corpo e da saúde, da carreira, do futuro, dos filhos etc., fornecendo pacotes modalizadores, caracterizando um jornalismo para além do modelo informativo do passado. Tudo isso conecta com o paradigma da psicologia positiva, de grande desenvolvimento a partir dos anos 2000. Teoricamente são trabalhados, no livro, para construir essa teoria da convocação, além dos conceitos já mencionados, o performativo de Austin, o ato de Zizek, os regimes semióticos de visibilidade, o apelo da plenitude conforme conceito de mais gozar em Lacan (o a-mais), a profanação do dispositivo em Agamben e a oposição mesmidade-alteridade, conforme trabalhada em pesquisas anteriores (a hipermídia "A invenção do Mesmo e do Outro na mídia semanal", de 2008, e "Regimes de visibilidade em revistas", de 2011). Como corpus analítico são trabalhados: construção da inteligência e do sucesso em Veja; a construção do a-mais em Queer eye for the straigth guy" e filmes, entre outros. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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